Um vitorioso chamado Emílio Dias, o ‘Garoto do rio Amazonas’
Nadador amapaense que singra os mares do mundo a braçadas, também já correu na São Silvestre e agora projeta percorrer o Brasil inteiro, de moto

Douglas Lima
Editor
O amapaense Emílio Dias, consagrado nadador em águas abertas, agora, sem deixar de lado o ambiente líquido, projeta percorrer o Brasil inteiro, dirigindo motocicleta.
O atleta revelou seu novo projeto no começo da noite desta segunda-feira, 30, no programa ‘Ponto de Encontro’ (Rádio Diário 90,9).
Como se não bastasse amar os esportes, ele também embarcou no mundo acadêmico. É bacharel em turismo e cursa o quarto semestre de educação física.
Emílio Dias é um jovem de 69 anos de idade, como ele se autodenomina. Em 17 de julho vai pros 70. Chegando lá, já tem tudo projetado para chegar aos 80.
“Vou trabalhar pra viver bem esse novo ciclo da minha vida”, diz com toda a sua excentricidade e otimismo. Não é pra menos: ele nada na Flamaster, no Rio de Janeiro; singra a braçadas os grandes mares do mundo e é detentor de no mínimo 205 medalhas.
Em suma, nosso Emílio é campeão de pódium. Por onde passa, sempre é o primeiro. Bem, assim já é demais. Mas Emílio, de verdade, nunca participa de uma competição sem ser o primeiro, o segundo ou o terceiro lugar.
Habituado às águas, Emílio Dias sonhava um dia correr na São Silvestre. Correu na nonagésima sétima versão do acontecimento esportivo que fecha o ano em São Paulo, na categoria Premium 60+.
No mundo todo o atleta amapaense já é conhecido como ‘O garoto do rio Amazonas’, título conseguido porque é contumaz em vencer as águas bravias do maior rio mundo, chegando a nadar até oito quilômetros contra a correnteza, do Araxá ao Canal do Jandiá.
Em preparação para a viagem de moto que planeja para dezembro, do Oiapoque ao Chuí, no entanto fazendo 20 mil quilômetros, já que não irá na linha reta de oito mil quilômetros, ele já percorre o interior do estado, como a região do Pacuí, onde esteve recentemente, chamando a atenção de todos, principalmente das crianças e jovens.
Emílio Dias é o idealizador e executor do projeto ‘Eu amo nadar”, reunindo nadadores crianças, jovens e adultos. O projeto, inclusive, tem uma atleta de 66 anos de idade – a arrojada dona Fátima.
“Eu amo nadar é um tributo a Deus”, diz o vitorioso Emílio Dias, lembrando que todo o seu sucesso veio 30 anos depois dele se envolver com o alcoolismo e o tabagismo.
Deixe seu comentário
Publicidade




