Política

Kaká desiste e Alliny Serrão deve ser aclamada presidente do legislativo estadual

A deputada será a primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa do Amapá


Fotos: Gabriel Penha

Douglas Lima
Editor

 

A deputada Alliny Serrão (União Brasil) será a primeira mulher a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), depois de pouco mais de 32 anos de funcionamento do parlamento estadual.

 

A ascensão de Alliny foi recebida com surpresa momentos antes da posse dos deputados eleitos em 2022, nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, no plenário da Alap, onde o atual presidente, Kaká Barbosa, anunciou que renunciava disputar a reeleição.

 

Ainda pela manhã corria nos bastidores da Assembleia Legislativa a informação de que Alliny Serrão já conseguira a adesão de 17 dos seus futuros pares, inviabilizando a formação de uma chapa concorrente, uma vez que a Casa de Leis é formada por 24 deputados, e a Mesa Diretora tem sete membros.

 

Ao fazer o anúncio de sua desistência, o deputado Kaká Barbosa argumentou que após seis anos e meio como presidente da Alap, chegou a hora dele abrir mão do cargo, pois como gestor, disse, fez a sua parte promovendo reforma administrativa do Poder Legislativo, reforma dos prédios, conclusão das obras do anexo ‘Jarbas Gato’ e dado posse a 129 servidores efetivos saídos de concurso público.

 

Kaká antecipou que a deputada Alliny Serrão é candidata de consenso entre os deputados que logo tomariam posse para a execução dos seus mandatos. A virtual presidente da Alap deverá ser aclamada para o posto na sessão que acontecerá amanhã, 2, para a escolha da nova Mesa Diretora da Casa de Leis.

 


Deixe seu comentário


Publicidade