Cidades

Vendas no varejo caem 4,8% em dezembro no Amapá

É a segunda queda consecutiva do setor, que em novembro havia recuado 6,6%.


As vendas no comércio varejista no Amapá recuaram 4,8% na passagem de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal. É a segunda queda consecutiva do setor, que em novembro havia recuado 6,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na quinta-feira (9) pelo IBGE.

O Amapá foi a terceira Unidade da Federação com maior queda nas vendas do varejo na passagem de novembro para dezembro, à frente apenas da Paraíba (-5,8%) e do Distrito Federal (-8,0%). No outro extremo, Rondônia (3,3%), Mato Grosso (2,8%) e Tocantins (1,6%) apresentaram os maiores crescimentos no último mês de 2022.

Na comparação com dezembro de 2021, o varejo amapaense cresceu 8%, alcançando a terceira melhor variação entre as Unidades da Federação, atrás apenas da Paraíba (22,6%) e do Mato Grosso (11,6%). Já, Distrito Federal (-1,9%), Piauí (-2,3%) e Rio de Janeiro (-6,2%) tiveram os piores resultados no volume de vendas frente ao mesmo mês do ano anterior.

Em dezembro de 2022, na variação acumulada no ano e, por consequência, dos últimos doze meses, o comércio varejista do Amapá apresentou crescimento de 6,1% e teve o sétimo melhor desempenho entre todas as Unidades da Federação.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, e material de construção, o Amapá teve queda de 3,6% nas vendas e ficou entre os destaques negativos, junto com Distrito Federal (-5,1%) e Roraima (-4,2%) nas três piores posições do ranking. Na comparação com dezembro de 2021, o varejo ampliado do Amapá apresentou crescimento de 5,0%, o quinto maior entre as UFs.


Deixe seu comentário


Publicidade