Cerimônia homenageia PMs do Gabinete Militar do TJAP por seus 20 anos de serviços à sociedade
O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) realizou, na manhã desta segunda-feira (27/02), uma cerimônia em homenagem a treze policiais militares da ativa e quatro da reserva remunerada, que atuam no Gabinete Militar do Poder Judiciário, pelos 20 anos de bons serviços prestados à sociedade amapaense. A cerimônia foi um momento de reconhecimento […]

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) realizou, na manhã desta segunda-feira (27/02), uma cerimônia em homenagem a treze policiais militares da ativa e quatro da reserva remunerada, que atuam no Gabinete Militar do Poder Judiciário, pelos 20 anos de bons serviços prestados à sociedade amapaense. A cerimônia foi um momento de reconhecimento e agradecimento aos militares que dedicaram anos de suas vidas à proteção da sociedade amapaense. Por meio das medalhas e placas, foi possível reconhecer o esforço e comprometimento desses homens e mulheres que, durante suas carreiras, se dedicaram a manter a paz e a segurança da população.
Durante a cerimônia, foram entregues medalhas referentes à Medalha Dedicação Policial Militar “Sargento PM Hudson Conrado da Silva”, grau prata (20 anos), conferida por ato do comandante geral da Polícia Militar do Amapá. A medalha é destinada a recompensar os bons serviços prestados pelos militares da Polícia Militar do Amapá, conforme previsto no art. 137, da Lei Complementar nº 0084/2014 – Estatuto dos Militares.
Para receber a medalha, é obrigatório que o militar tenha completado o decênio de tempo de efetivo serviço, não tenha sofrido sentença condenatória, não tenha sido punido disciplinarmente e não tenha sofrido, durante esse período, penas disciplinares.
Receberam a Medalha Dedicação Policial Militar:
- 1° Tenente Wagner Furtado Lima;
- 1° Tenente Arnandes Flexa Nascimento (ausente);
- 1° Tenente Livea Maria Rodrigues de Carvalho Silva;
- 1° Tenente Sílvio Nazareno Almeida Barreto;
- 2° Tenente Carlos Alexandre Lisboa dos Santos;
- Subtenente Kleber da Costa Rodrigues;
- 1° Sargento Edgar Braga Nascimento;
- 2° Sargento Sandra Regina Oliveira;
- 3° Sargento Luís Carlos dos Santos;
- 3° Sargento Paulo Erison dos Santos Moreira;
- 3° Sargento Georthon Lemos Carvalho da Conceição;
- 3° Sargento Gilmara das Graças Ferreira Favacho;
- 3° Sargento Ledyana Barbosa Rodrigues dos Anjos.
Além disso, durante a cerimônia também foram entregues placas em homenagem aos policiais transferidos para a reserva remunerada, militares pertencentes ao quadro da União/Servidores do ex-Território Federal do Amapá, que iniciaram a carreira militar no dia 1º de junho de 1992. Com mais de 30 anos de serviço prestado à sociedade, foram homenageados:
- 2° Tenente Jones de Lima Pereira (7 anos no TJAP, desde 07/07/2015);
- 2º Tenente José Roberto Azevedo da Silva (12 anos no TJAP, desde 08/06/2010);
- 2º Tenente José Maria Pires Picanço (12 anos no TJAP, desde 08/06/2010);
- 2º Tenente Jair Raimundo Cardozo Almeida (14 anos no TJAP, desde 20/02/2008).
Também foi entregue uma placa em homenagem aos 30 anos de serviço prestado à sociedade amapaense ao Chefe do Gabinete Militar do TJAP, o coronel Rômulo César Pacheco de Souza, que em breve ingressará no processo de reserva remunerada.
O coronel Rômulo César Pacheco de Souza registrou, durante a cerimônia, “gostaria de fazer agradecimentos hoje: a Deus, por estar com saúde e poder desempenhar minha missão de 30 anos na PM; ao presidente do TJAP, desembargador Rommel Araújo, que confiou a mim essa missão; aos policiais militares que compõem o Gabinete Militar do TJAP, que por serem disciplinados e comprometidos fazem a minha missão de chefe de gabinete ser mais tranquila”.
“O tenente-coronel G. Rocha, cumprimento por ter sido meu adjunto no período, uma pessoa leal, honrada e muito competente”, ressaltou o coronel Rômulo Pacheco. “Além de cumprimentar o mais antigo, para incluir a todos, cumprimento também o mais moderno, o soldado Barroso, ainda com 34 anos para cumprir nesta carreira militar”, complementou.
“Vou para a reserva, mas podem contar comigo para ajudar qualquer companheiro e aproveito para cumprimentar os demais companheiros que combateram o bom combate”, concluiu.
Também se pronunciou na cerimônia o coronel Protázio Barriga Caldas, que parabenizou todos os agraciados do dia, mas em especial ao coronel Rômulo, seu colega na turma de formação de oficiais, de 1995. “Os gabinetes em que nossos policiais militares prestam apoio, no Gabinete de Segurança Institucional (Governo do Estado), do Ministério Público e aqui no TJAP, têm uma tarefa muito importante diante desta missão que temos e conversando com o coronel Diones, observamos que devemos homenagear mais ainda os colegas que atuam nestas áreas”, registrou.
“Vamos nos empenhar para criar uma medalha aqui para o Tribunal, assim como há na Assembleia Legislativa”, comprometeu-se o coronel Protázio.
O desembargador-presidente Rommel Araújo fez questão de desejar um bom dia todo especial à Dona Maria de Nazaré, mãe do coronel Rômulo. “Ela, aqui, sem sombra de dúvida representa todas as mães, presentes e ausentes, ou que já se foram e estão aqui em espírito, nesse momento especial, pois nessas horas lembramos ainda mais de Deus e delas”, pontuou. “Agradeço ainda a presença e participação do juiz Diego Moura, que faz parte da Comissão de Segurança”, acrescentou.
“O ano é formado por quatro estações, assim como a vida e formada por etapas. Infância, adolescência, fase adulta e a fase da velhice. A vida também é formada por ciclos, e dizem que a sabedoria não está somente no início de um ciclo, mas também a hora da mudança”, registrou o magistrado.
“30 anos de PM significam uma visão ampla que pode enxergar melhor todo um conjunto de experiências que não podem ser descartadas”, ponderou. “Os momentos de final de ciclo chegam, os amigos e a instituição permanecem. Todos os senhores e senhoras, independente da etapa da vida, da estação do ano e do ciclo que estão vivendo, são todos importantes”, garantiu o desembargador-presidente.
O evento, realizado no plenário do TJAP, contou, na mesa de honra, com: o desembargador-presidente Rommel Araújo; o chefe de gabinete-geral da Polícia Militar (PM) do Amapá, coronel Protázio Barriga Caldas (nesta solenidade representando o comandante geral da PM-AP, coronel Adilton de Araújo Correa); o chefe do gabinete Militar do TJAP, coronel Rômulo Cézar Pacheco de Souza; o diretor do Fórum de Macapá, juiz Ernesto Collares; e o Diretor-Geral do TJAP, Alessandro Rilsoney.
Deixe seu comentário
Publicidade
