Nota 10

Museu de Arqueologia e Etnologia apresenta exposições de fotos e artefatos que contam a história do Amapá

O espaço fica aberto à visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h


 

Conhecer a história é fundamental para um povo, pois é através da preservação das memórias que podemos traçar novas perspectivas sobre o futuro. E uma das melhores formas para fazer isso é visitando espaços como o Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE), que fica na Avenida São José, ao lado da Praça do Barão, em Macapá.

 

O espaço conta com uma exposição fotográfica que retrata a história de Macapá, com um “rico” acervo do início do século 20, proporcionando uma viagem ao passado e um paralelo com o presente, com imagens que revelam as mudanças da cidade através dos tempos, seus pontos turísticos, sua história, sua gente e sua cultura.

 

O Museu também apresenta uma exposição permanente de itens das culturas Maracá e Cunani, inspiradas nos artefatos originais, encontrados no século 19, em sítios arqueológicos do estado, e reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial do Amapá – foi por meio dessas peças e grafismos que essas civilizações deixaram sua marca, seus ensinamentos, modo de vida, valores, tradições e crenças.

 

São aproximadamente 50 peças etnológicas e arqueológicas produzidas pela artesã Ezequiele Lima e pela artista plástica Simone Oliveira. As peças originais ficam guardadas nas reservas técnicas do Museu Joaquim Caetano, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).

 

 

Museu na Escola

Um dos projetos do MAE é o Museu na Escola, que, há 11 anos, leva as crianças e adolescentes da rede pública para conhecer o acervo. A estratégia busca criar nos estudantes o hábito de visitar museus e de conhecer a história da sua terra. A expectativa é que os pequenos incentivem as famílias e amigos a conhecerem o espaço, como detalha a gerente do MAE, Sueli Caxias.

 

“É a oportunidade para conhecer nossas origens, com retratos do passado e do futuro. Hoje, os Museus não têm apenas a função de pesquisa e preservação de acervos, mas, especificamente, detêm um papel social a desempenhar junto da comunidade da qual fazemos parte. E essa função social tem sido por meio de ações educativas desenvolvidas pela cultura”, frisou.

 

O MAE também participa de eventos como a Semana dos Povos Indígenas e de programações nacionais pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), como a Semana do Museu e Primavera dos Museus.

 

 

Serviço

O museu é administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e fica aberto à visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 


Deixe seu comentário


Publicidade