Escola ‘Gabriel Almeida Café’ reativa Banda Marcial
Músicos instrumentais voltarão a comandar marchas do ‘Gigante da FAB’, neste ano

Wallace Fonseca
Estagiário
O prestigiado e premiado grupo musical de andança escolar vai, finalmente, voltar às ruas. Mediante parceira com a Federação de Bandas e Fanfarras, a direção da Escola ‘Gabriel Almeida Café’ anunciou, na manhã desta terça-feira, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), o projeto de reativação da Banda Marcial como objetivo beneficiar os alunos com a música e sensibilizar a importância do grupo como instrumento de educação, socialização, civismo e cidadania.
A volta do cortejo melodioso, que estava adormecido desde o início da década de 2000, está em projeto de revitalização desde 2019. E neste ano a promessa de retorno está cada dia mais perto de ser concretizada com o anúncio dos gestores Rhuam Marinho e Isacksson Natanael sobre a proposta de atividade musical que envolve alunos e mestres.
A ideia da banda também é um incentivo para a permanência dos alunos na escola, uma vez que para integrar o projeto o estudante deve ter comprometimento com os ensaios e apresentações, frequentando as aulas regularmente, o que ajudará seu desenvolvimento como educando e como cidadão.
Além da disciplina, o projeto tem como meta também melhora a auto-estima dos jovens. Fazer partes de grupos, desempenhar funções e ver seu esforço reconhecido, nos futuros desfiles, trará boas experiências de aprendizado e vivência para os alunos.
“A Banda Marcial servirá para os alunos verem a escola com outros olhos; a escola não é apenas uma sala com quatro paredes”, enfatiza Isacksson Natanael, vice-gestor da escola e ex-integrante da banda.
“A postura da escola é atender as necessidades dos nossos alunos, através de processos pedagógicos, culturais e psicológicos”, declarou Rhuam Marinho, diretor da Almeida Café, que salientou a importância da ação para a saúde mental dos jovens. “A música alegra a pessoa, ajuda a pensar em coisas positivas; com o pensamento positivo, você atinge seus objetivos”, concluiu.
As inscrições ocorrerão nos dias 24, 25 e 26 de abril, na própria escola, que tem como previsão começar os ensaios em maio. De início, a Banda Marcial contará com pelo menos 77 alunos dos três turnos ofertados pela instituição, que realizarão os ensaios na quadra esportiva gabrielense.
Deixe seu comentário
Publicidade




