Governo do Amapá amplia políticas de desenvolvimento rural para produtores
Primeira edição do ‘Balcão de Atendimentos’ levou ações para mais de 500 trabalhadores em Porto Grande, Serra do Navio e Pedra Branca

Em cinco dias, o Governo do Amapá alcançou mais de 500 pessoas com a primeira edição do Balcão de Atendimentos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A ação encerrou no domingo, 23, e proporcionou a agricultores dos municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Porto Grande o acesso a serviços como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), sem a necessidade de se deslocar da cidade onde vivem.
O CAR é um documento eletrônico que reúne informações das propriedades e é o primeiro passo para o produtor conseguir uma licença ambiental e crédito para produção rural.
A secretária da Sema, Taísa Mendonça, destacou que o Balcão de Atendimentos faz parte das políticas públicas para o desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental.
“Quando incentivamos e valorizamos o pequeno produtor, levando oportunidades de regularização do Cadastro Ambiental Rural e informações sobre projetos de valorização, fortalecemos e criamos possibilidades concretas de desenvolvimento”, destacou Mendonça.
Balcão de atendimentos para as comunidades
O Balcão de Atendimentos também levou aos trabalhadores informações sobre a chamada pública do projeto de pagamento por Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), na modalidade Conservação, por resultados alcançados pelo Brasil no bioma Amazônia em 2014 e 2015.
Os Balcões de Atendimento serão permanentes, com expectativa de atender todos os 16 municípios do Estado ainda esse ano. A estratégia reconhece o papel dos produtores na manutenção dos serviços ambientais com práticas sustentáveis.
Projeto de pagamento por redução de desmatamento florestal
É uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com financiamento do Fundo Verde para o Clima (GCF), que incentiva e valoriza o pequeno produtor.
Deixe seu comentário
Publicidade


