Cidades

Amapá tem saldo positivo de empregos formais no primeiro trimestre

Em todo o país, o total de vagas com vínculo formal chegou a 42,97 milhões, o maior já registrado na série histórica que tem início em janeiro de 2002


 

O Amapá fechou o primeiro trimestre do ano com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, com 239 novos postos. Com isso, o estado alcança a marca de 76.723 trabalhadores formais. Os dados são do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quinta-feira (27).

 

O setor de Comércio contabilizou 220 novas vagas, principalmente na categoria de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas. Também apresentaram resultados significativos os setores de Serviços (190) e Indústria (87).

 

Na Região Norte, o principal destaque no trimestre é o Pará, com saldo de 8.082 novos postos de trabalho com carteira assinada. Na sequência estão Tocantins (4.856) e Rondônia (2.994). No total, a região registrou 21 mil vagas formais entre janeiro e março.

O Brasil fechou o terceiro mês do ano com saldo de 195.171 postos de trabalho com carteira assinada. Com isso, o estoque chegou a 42,97 milhões de vagas formais ativas, o maior já registrado na série histórica que tem início em janeiro de 2002. Os empregos criados em março de 2023 representam quase o dobro de postos gerados em março de 2022, mês que fechou com saldo positivo de 98.786 no país. No acumulado do ano, entre janeiro e março, o saldo ficou positivo em 526.173 postos formais.

 

O Novo Caged também trouxe informações sobre faixas salariais. A maior parte das vagas ocupadas em março, 148.222, foram preenchidas em cargos entre 1 e 1,5 salários mínimos. Na sequência aparecem aqueles com remuneração de um salário mínimo (44.282), seguido por 1,5 a 2 salários mínimos (14.935).

 

No que diz respeito ao grau de instrução, a maior parte das vagas foi preenchida por brasileiros com ensino médio completo: 160.310, com outras 17.393 ocupadas por pessoas com ensino médio incompleto. As vagas com preenchidas por profissionais com curso superior somaram 14.290.

 

DADOS – O Novo Caged é responsável pelas estatísticas do emprego formal no país por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade