HU deverá abrir em dez dias para atendimentos pediátricos contra síndromes gripais
Providências estão sendo tomadas a pedido do governador Clécio Luís

Douglas Lima
Da Redação
Desde a decretação do estado de emergência em saúde pública, assinada pelo governador Clécio Luís, dia 13 de maio, a direção do Hospital Universitário (HU) da Unifap vem movimentando-se para abrigar pacientes acometidos de síndromes gripais que no Amapá afeta sobremaneira crianças.
O programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) ouviu na manhã desta segunda-feira, 22, o diretor do HU, médico Aljerry Rego, que anunciou para dentro de dez dias a entrada em funcionamento do estabelecimento para contribuir na busca de resolução no combate ao surto gripal.
“Assim que houve a decretação da emergência, fomos acionados pelo governador Clécio e a secretária de saúde, e então começamos a montar um plano de ação em urgência para um curto espaço de tempo. Acreditamos que em dez dias já estaremos preparados para receber pacientes”, previu o diretor.
Aljerry Rego informou que está sendo trabalhada a instalação, no Hospital Universitário, de 20 leitos de enfermaria pediátrica e dez leitos de UTI, também pediátrica. E há chamada pública a profissionais de saúde para que procurem o local, para atuar contra o surto.
O diretor esclareceu que o HU não estava preparado para em 2023 abrir leitos de pediatria. O plano era apenas para atendimento a pacientes adultos e realização de cirurgias. “Mas há o esforço para ajudar o estado, e nos próximos dez dias já poderemos abrir para atendimento a crianças”, afirmou.
O médico Aljerry também informou que hoje chegam no Hospital Universitário, para trabalhar, enfermeiros de São Luís do Maranhão, mas que ainda são chamados mais profissionais dessa atividade, bem como fisioterapeutas.
O diretor do HU registrou a compra emergencial de aparelhos respiradouros e de tubos de oxigênio, equipamentos que estão a caminho de Macapá. Sabe-se que o oxigênio deverá desembarcar amanhã, no Porto de Santana, procedente de Belém.
Deixe seu comentário
Publicidade
