“Nunca o Amapá esteve tão unido”, diz Josiel Alcolumbre sobre estudos para exploração petrolífera
Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AP se encontra na Bahia, em evento internacional

Douglas Lima
Editor
Em entrevista no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9), no fim da tarde desta quinta-feira, 25, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AP, Josiel Alcolumbre, observou que pela primeira vez na história todas as correntes políticas e segmentos executivos e legislativos do Amapá, além dos setores empresariais, se unem em torno de um assunto, no caso, estudos para exploração de petróleo e gás na costa do estado.
Josiel falou pelo telefone, diretamente de Salvador, onde participa do Bahia Oil & Gas Energy 2023, evento internacional que aborda assuntos sobre petróleo e gás no estado da Bahia, discorrendo acerca das etapas de exploração, produção, transporte, refino, petroquímica, naval e transição energética.
O Bahia Oil & Gas Energy começou ontem e vai até amanhã. Josiel Alcolumbre se encontra em Salvador acompanhado do presidente da Fecomércio-Amapá, Ladislao Monte. Também participando do programa Ponto de Encontro, Ladislao informou que o Sabrae já contratou, no evento, especialistas sobre petróleo e gás para fazerem palestras em Macapá.
“A Federação do Comércio, Associação Comercial, bancada parlamentar, câmaras de vereadores, Assembleia Legislativa e prefeitos, bem como as correntes políticas estão unidos pela primeira vez na história do Amapá, por perceberem que temos uma oportunidade única de crescer, e não podemos deixar que isso passe”, disse Josiel, acerca do assunto que ora toma conta de todo o estado.
O presidente do Sebrae-AP disse que conversou na Bahia com uma doutora em meio ambiente, chamada Simone, que garantiu não existirem recifes de corais na costa amapaense, mas sim fósseis do que um dia já foram corais. A “presença de recifes de corais” na área onde a Petrobras quer fazer perfuração é um dos argumentos que o Ibama usa para impedir a prospecção.
“O petróleo que devemos ter no fundo das águas na costa amapaense é uma riqueza que não podemos permitir que seja abandonada, porque quando a transição energética ocorrer, o petróleo perderá o seu valor”, alertou Josiel, que também é o 1º suplente do irmão dele, Davi Alcolumbre, no Senado da República.
A respeito de outra alegação do Ibama, a possibilidade de vazamento de óleo, que afetaria a flora e a fauna atlânticas, Josiel registrou que a Petrobras tem cem por cento de credibilidade com zero por cento de vazamento, daí acreditar que os estudos e exploração vão acontecer com respeito às regras ambientais, permitindo que o Amapá saia da pobreza.
Deixe seu comentário
Publicidade

