Educadores do município recebem preparo para combater trabalho infantil
Amapá protagoniza segundo lugar no índice de menores de 13 anos no ofício informal

Wallace Fonseca
Estagiário
A primeira fase do projeto ‘MPT na escola’, que capacitará profissionais da educação para o combate do trabalho infantil, começou na manhã desta sexta-feira, 2, na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, às 9h.
“O Ministério Público do Trabalho está aqui na Escola Pequeno Príncipe para promover a capacitação de professores e coordenadores pedagógicos sobre o projeto ‘Resgate a Infância’, visando erradicar o trabalho infantil”, disse Isabela Caldeira, procuradora do MPT em Macapá e palestrante da oficina.
Professores e coordenadores pedagógicos de dez unidades escolares municipais receberão instrução para lidar com o trabalho na infância, ato que prejudica no desempenho dos pequenos, fortalece a evasão escolar e contribui para manter a família na pobreza.
“Nosso objetivo é erradicar o trabalho infantil em Macapá; somos o segundo município com o índice mais alto deste fato. Professores vão conscientizar pais e alunos dessa realidade. Serão entregues materiais didáticos para essa temática ser trabalhada nas escolas”, informou Thyago Pamphylio, chefe da Divisão de Saúde do Educando da Semed.
Marinete Furtado, coordenadora local projeto MPT na Escola, disse o seguinte: “Hoje os professores vão conhecer a metodologia do projeto. Esse projeto é nacional. Macapá aderiu a ele este ano. Então, hoje eles vão ter conhecimento de como aplicar este conhecimento com alunos, que saberão o que é o trabalho infantil e quais são seus direitos”.
O projeto MPT na Escola será desenvolvido em duas partes. Na primeira, os educadores desenvolverão atividades lúdicas com os pequenos em sala de aula, nas categorias conto, poesia, música e desenho. Na segunda, os melhores trabalhos produzidos no município serão selecionados e as atividades inscritas na premiação estadual, onde os estudantes vão concorrer com outros estados.
A etapa nacional ocorrerá em Brasília e premiará um único trabalho das quatro categorias. A atividade é uma realização do Ministério Público do Trabalho, contando com apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Deixe seu comentário
Publicidade



