Cidades

Hemoap comemora Dia Mundial do Doador de Sangue

Dados do Instituto apontam que 180 mil doadores de sangue estão cadastrados, mas cerca de 20 mil são considerados “de repetição”, ou seja, que já doaram mais de uma vez


 

Nesta quarta-feira, 14 de junho, uma programação no Hemoap reuniu voluntários, parceiros e funcionários para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue.

 

Dados do Instituto apontam que 180 mil doadores de sangue estão cadastrados, mas cerca de 20 mil são considerados “de repetição”, ou seja, que já doaram mais de uma vez. O número representa pouco mais de 11% do total de cadastro do hemocentro. Os tipos sanguíneos mais comuns no Amapá são A+ e O+, que por serem os mais comuns, consequentemente, são os mais utilizados.

 

 

Voluntário desde os 18 anos, o aposentado Claudovio Almeida, de 71 anos, conta que fez mais de 200 doações de sangue até o último dia que a sua idade permitiu e que começou a doar sangue quando um parente precisou, mas deixa um recado para novos e futuros doadores: “não espere só que a família precise, seja doador regular como eu fui, saber doar, sem saber para quem”.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade