Cidades

Governo do Amapá realiza ação social voltada à mulher da melhor idade

Idosas recebem assistência médica, atividades de lazer e seminário sobre crimes cibernéticos e saúde mental


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

O Governo do Amapá, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM), realizou na manhã desta quinta-feira, 15, a ação ‘Cuidando da Mulher Idosa’, na Escola Nilton Balieiro, no bairro Marabaixo III. O projeto atendeu aproximadamente cem idosas residentes da zona oeste de Macapá.

 

 

“A escola mais uma vez cumprindo sua função social de atender a comunidade. Desta vez uma ação dessa magnitude. É um dia de lazer ofertado à toda mulher idosa. Para nós, este é um momento gratificante”, afirma Rita Gonçalves, gestora da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro.

 

O evento ofereceu serviços gratuitos em celebração ao Dia Mundial de Conscientização, Proteção e Enfretamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, visando sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população da melhor idade.

 

 

“Hoje é comemorado o Dia Internacional da Conscientização Contra a Violência ao Idoso, e a SEMP, pensando nisso, resolveu promover esta ação aqui na escola com momentos de lazer, descontração e de saúde para a terceira idade. Temos diversos atendimentos”, informa Talita Gouveia, coordenadora técnica da política das mulheres.

 

A ação contou com atendimentos de fisioterapia, vacinação, orientação jurídica, cuidados com a saúde, design de sobrancelha e unha, lazer e bem-estar, além de seminários sobre crimes cibernéticos, sexualidade e proteção à saúde mental da mulher idosa e, no encerramento da programação, um aulão de zumba.

 

 

“A mulher após os 60 anos pode ter uma vida sexual, pode ter orgasmo e prazer. Só temos que aprender a redescobrir o próprio corpo e podemos fazer isso com muita facilidade, e é isso que faremos aqui hoje”, disse a enfermeira Márcia Moreira, de Mazagão, uma das palestrantes da ação.

 


Deixe seu comentário


Publicidade