Ação ‘Mais Sorrisos’ prevê atendimentos a mil e oitocentos indígenas
Coordenado pela primeira-dama Priscila Flores, projeto é iniciado pela aldeia waiãpi Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari

Douglas Lima
Editor
O governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 19, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, o projeto de ação de saúde bucal e médica ‘Mais Sorrisos’, que irá levar serviços gratuitos aos povos indígenas, proporcionando acesso à saúde e dignidade. A aldeia Aramirã, território wajãpi, será a primeira a receber as equipes dessa ação no município de Pedra Branca do Amapari.
Em parceria com a ONG Doutores da Amazônia, Exército Brasileiro, Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), CRM, Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Branca do Amapari, bem como as prefeituras de Santana, Laranjal do Jari e Ferreira Gomes, a ação ofertará, à cerca de mil e oitocentos indígenas, atendimentos médicos, odontológicos, assistência farmacêutica, exames laboratoriais, entrega de óculos de grau, fisioterapia, psicologia e enfermagem, tudo com tecnologia de ponta.
Quarenta voluntários da ONG ‘Doutores da Amazônia’ desembarcaram em Macapá, domingo, 18, para atuar na ação. A eles se juntam voluntários do governo amapaense. A viagem para a aldeia Aramirã, em avião da FAB, acontece no começo da tarde de hoje. Os atendimentos serão iniciados amanhã, 20, e seguirão até dia 28.
O lançamento da ação de saúde bucal e médica foi feito pelo governador Clécio Luís, acompanhado da primeira dama do estado, Priscilla Flores, que é a coordenadora-geral do projeto. Na cerimônia, entre outros, também estiveram o senador Randolfe Rodrigues; Caio Eduardo Machado, presidente da ONG Doutores da Amazônia; e Jawaruwa Waiãpi, secretário adjunto da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas.
Priscilla Flores enalteceu as parcerias para a realização da ação junto aos índios waiãpis, citando o senador Randolfe Rodrigues como importante nos preparativos para a ação, fazendo ponte para a aquisição do avião da FAB para garantir o transporte da vinda dos voluntários, e a ida e vinda das equipes da ação na aldeia waiãpi de Aramirã.
O secretário adjunto Jawaruwa garantiu que o povo waiãpi está contente em receber a ação de saúde bucal e médica Mais Sorrisos, principalmente porque os atendimentos a serem oferecidos são devidamente adequados, garantindo benefícios de longa duração.
Clécio Luís destacou que a ação na aldeia Aramirã é um projeto piloto, para serem avaliados a metodologia e os custos, com a finalidade da Mais Sorrisos ser estendida às outras etnias indígenas, além de localidades ribeirinhas, quilombolas e fronteiriças. O gestor registrou que a grande inspiração da ação foi o projeto Visão para Todos, capitaneado pelo senador Davi Alcolumbre. O governador também fez questão de destacar a parceria do Exército Brasileiro.
Clécio lembrou que a ação Mais Sorrisos foi pensada ainda em novembro do ano passado pela primeira-dama Priscilla, e que em janeiro a direção da ONG Médicos da Amazônia veio ao Amapá para com a idealizadora do projeto ir à aldeia Aramirã, quando então foram iniciados os planejamentos.
Deixe seu comentário
Publicidade






