Cidades

Curso incluirá enfermagem no atendimento de saúde reprodutiva, através do SUS

Atividades serão possíveis através de Termo de Cooperação Técnica assinado entre as secretarias de saúde de Macapá e Santana e o Coren


 

Douglas Lima
Editor 

 

Para início de atividades em outubro próximo, as secretarias municipais de saúde de Macapá e Santana assinaram Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), visando capacitar profissionais do setor em procedimentos no âmbito da assistência sexual e reprodutiva à saúde da mulher com ênfase na consulta de enfermagem ginecológica e inserção do dispositivo intrauterino (DIU).

 

A presidente do Coren-Amapá, Emília Pimentel, falou sobre a Cooperação no início da noite desta quinta-feira, 22, no programa ‘Ponto de Encontro (Diário FM 90,9). Ela adiantou que a iniciativa é pilota com a ideia de que seja estendida a todos os outros 14 municípios do estado do Amapá.

 

Conforme o Termo de Cooperação Técnica, em agosto a Secretaria de Saúde de Macapá e a congênere de Santana já devem ter adquirido locais seguros para as atividades e os equipamentos e insumos necessários para apreciação em setembro e início em outubro.

 

O acordo também prevê que as partes se comprometam em contar com recursos humanos para o intercâmbio, integração e cooperação técnico-científica, bem como a participação conjunta nas atividades.

Para a presidente Emília Pimentel, este é um momento de grande avanço para a enfermagem amapaense com a realização de práticas avançadas. “Isso tem emancipado não só a nossa profissão, mas principalmente mulheres e famílias”, destacou a enfermeira.

 

Com o curso, que tem diretrizes do Ministério da Saúde e normativas éticas e legais, o Coren pretende incluir a enfermagem no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva, através do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acessibilidade a todos os métodos contraceptivos a homens, mulheres e famílias.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade