Heraldo Almeida

O que é quadrilha junina?


 

A quadrilha junina, também chamada de quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.

 

Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país.

 

Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.

 

A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII.

 

Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia. Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal.

 

A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte.

 

Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular.

 

Dessa maneira, popularizou-se nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares São João, Santo Antônio e São Pedro. (https://www.todamateria.com.br/).

 

 

****************************************

Quem avistar o Amazonas nesse momento
E souber transbordar de tanto amor
Este terá entendido
O jeito de ser do povo daqui

Val Milhomem/Joãozinho Gomes

****************************************

 

Encontro

Na quinta, 29, vai acontecer a 5ª reunião com fazedores de cultura sobre a Lei Paulo Gustavo. Será no município de Amapá, com participação dos agentes de Calçoene e Amapá. Os eventos são para criar diretrizes e aplicação dos recursos da Lei. Vários órgãos estarão presentes: Secult, GEA, Ministério da Cultura, Conselho Estadual de Cultura e Fórum de Cultura do Amapá, entre outros. Agenda encerra em Oiapoque, dia 8 de julho.

 

Arraiá

Nesta terça, 27, prossegue o Arraiá do Povo, na Cidade Junina, ao lado da Fortaleza de Macapá. De 24 a 26 aconteceu o Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas ‘Sandro Rogério’, realizado pela Ligajum. Dias 27 e 28 é a vez da Fejufap realizar o Festival ‘Primo Sebastian’. A partir das 19h.

 

Show

Dia 2 de julho, na Cidade Junina, vai acontecer o show da banda de forró Fala Mansa, no encerramento do Arraiá do Povo, a partir das 21h. Entrada liberada.

 

Recurso

“Em 2024 vou dobrar o valor para a quadra junina amapaense. Este ano eu e Davi conseguimos 1 milhão cada um, mas pro ano que vem eu vou dobrar esse valor para 2 milhões e tenho certeza que o Davi não vai querer perder pra mim”..Assim disse sorrindo o senador Randolfe Rodrigues durante abertura do Arraiá do Povo, na sexta, 24, na Cidade Junina.

 

Organização

Nota 10 para a organização do concurso da Liga Macapá de Quadrilhas Juninas (Ligajum), ocorrido de 24 a 26 de junho, na Cidade Junina, no Arraiá do Povo, ao lado da Fortaleza de São José de Macapá.

 

 ‘Aqui no Quintal’

Título da nova música do poetinha Osmar Júnior, parte do novo projeto desse artista tucuju. Com participação especial de Nilson Chaves. A interpretação ficou lindona. Ouça no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9), às 16h.

 

Literatura

Poeta escritor, Ivaldo Souza tem vários livros lançados e a cada dia vem se destacando com belas obras que retratam as belezas da natureza. Parabéns.

 

***********************************************************************************************