Cidades

Assembleia de Deus encerra programação de aniversário com culto e show gospel

Denominação evangélica foi instalada no Amapá em 27 de junho de 1917; são 106 anos de divulgação da Palavra de Deus e de obras sociais.


Douglas Lima
Editor

A Igreja Mãe da Assembleia de Deus no Amapá fecha nesta terça-feira, 27 de junho, a programação de aniversário dos 106 anos da instituição religiosa. Para divulgar o acontecimento, estiveram na manhã desta terça (27) no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9) o pastor Rodrigo Lima Júnior e o apóstolo Orley Miranda de Alencar.

A programação de hoje, que conclui a que vem sendo realizada há seis dias, consta, com início à tarde, de feira de gastronomia, feira de literatura e feira do empreendedor cristão. À noite, a partir das 19h, culto seguido de show gospel. O preletor do culto será Rogério Barreto, procedente do Canadá.

História da Assembleia de Deus no Amapá
A Assembleia de Deus no Amapá chegou em 1916, através do missionário Clímaco Bueno Aza, que através do serviço de colportagem (vendas de bíblias) veio a Macapá e aqui evangelizou as primeiras pessoas na nova fé evangélica.

Mas a fundação da igreja só aconteceu em 27 de junho de 1917, por meio do evangelizador José de Matos Caravella, que com um grupo de seis pessoas realizou o primeiro culto protestante-evangélico em terras tucujus.

A Assembleia de Deus foi a primeira igreja evangélica em terras amapaenses, sendo a quarta fundada no Brasil. Era o Natal de 1917, terça-feira. Nesse dia, lembrado em todo o mundo cristão, na pequena cidade de Macapá a irmã Raimunda Paula de Araújo foi batizada nas águas, e com o Espírito Santo, e falou em outras línguas, com tanto poder que os presentes ficaram atemorizados.

Leão Zagury, comerciante judeu da cidade, ficou tão emocionado e maravilhado com a mensagem que ouviu que não se conteve e falou em alta voz, no meio da multidão: “Eis que vejo a Glória do Deus de Israel, pois esta mulher falou em minha própria língua”. Na verdade, os anos não podem esconder tão eloquente testemunho.

Aquele homem não era evangélico, mas Deus permitiu que essa mulher falasse a sua língua (hebraico), para que as maravilhas de Deus fossem manifestadas. Na época dos pastores Flávio Monteiro e João Alves foram construídos uma casa de oração não de alvenaria, esta era pequena e o trabalho ainda não havia se expandido.

Quando a expansão começou a acontecer, surgiu a necessidade de um templo maior e que funcionasse como sede. Em 1 de abril de 1948, a igreja recebe novo pastor, Deocleciano Cabralzinho de Assis. Ele lançou a pedra fundamental do primeiro Templo.

A inauguração do Templo deu-se na liderança do pastor Vicente Rêgo Barros. A fim de assumir a direção dos trabalhos da Assembleia de Deus, em substituição ao pastor Ananias Gomes da Silva, o qual foi transferido para Igarapé Açu (PA), assumiu o pastorado da igreja o pastor Otoniel Alves de Alencar, assumindo a liderança da Igreja em culto especial no dia 28 de novembro de 1962.

Com a morte do pastor Otoniel Alencar, os membros da Assembleia de Deus no Amapá escolheram o novo sucessor e líder da igreja: pastor Oton Miranda de Alencar. E no dia 20 de novembro de 2022 assumiu a presidência o reverendo doutor Iaci Pelaes dos Reis.


Deixe seu comentário


Publicidade