Corpo de Bombeiros simula situação de pânico generalizado com múltiplas vítimas em cinema
Ação serve como conclusão do 1° Curso de Operações de Atendimento Pré Hospitalar

Wallace Fonseca
Estagiário
Na manhã desta quinta-feira, 20, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá realizou um simulado de atendimento com múltiplas vítimas decorrentes de pânico generalizado em uma sala de cinema. O ato se deu fora do horário de funcionamento e contou com alunos do curso de teatro da Universidade Federal do Amapá, no papel das ‘vítimas’.
Servindo como conclusão do 1° Curso de Operações de Atendimento Pré Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, a oficina, que durou dois meses e teve a carga horária de 392h, encerrou o treinamento e a capacitou 20 militares. O foco foi o atendimento de rua, ou seja, antes da chegada do enfermo ao Hospital.
Este é o primeiro curso de especialização na área e foi realizado pelos bombeiros militares fora do estado do Amapá. Durante a simulação, foram utilizadas técnicas de triagem no local do incidente, conforme aprendido durante as aulas. A sala de cinema foi escolhida para o treinamento devido à grande concentração de pessoas no mesmo espaço.
“Vamos fortalecer a capacitação dos profissionais e colocar em prática as técnicas que foram desenvolvidas durante o curso; utilizamos uma área interna para simulação, pois assim é mais fácil manter o controle e também em um horário não comercial. Durante a manhã o cinema não funciona, assim ninguém interpretará mal nossa atividade”, disse o enfermeiro e major Galeno.
O curso é uma realização do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, com o apoio da Academia Militar. Instrutores da própria corporação de combate as chamas, além de militares paulistas e demais mestres de outras instituições de atendimento à população, ministraram aulas por uma semana e agregaram conhecimentos aos alunos.
Deixe seu comentário
Publicidade


