Feira Itinerante gera renda para produtores na Festa de São Tiago, em Mazagão Velho
Mazaganenses e turistas puderam adquirir itens como peixe, hortaliças e legumes na vila histórica, onde acontecem os festejos.

O Governo do Amapá realizou neste sábado, 22, uma edição especial da Feira Itinerante do Produtor Rural, em Mazagão Velho. A atividade contou com doze produtores que comercializaram produtos da agricultura familiar como legumes, frutas, hortaliças, galinha caipira e peixe vivo. A feira foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Prefeitura de Mazagão.
As vendas acontecem durante a Festa de São Tiago, que traz um movimento maior de visitantes para a vila histórica, gerando mais oportunidades de vendas para os empreendedores da região, como Jobiele Araújo, da comunidade do Pioneiro.
“Aqui em Mazagão Velho tem muita gente de outros locais e que necessitam comprar esses produtos, por isso, vejo com uma oportunidade de boas vendas”, destacou.
A SDR montou a estrutura em frente ao barracão de São Tiago. Lá, os consumidores podem encontrar itens como mandioca, farinha, cheiro-verde, pimentinha, tapioca, tucupi, frango caipira, peixe vivo, banana, milho, mel, artesanato e biojoias. Entre os produtos, há alimentos produzidos com os fomentos do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), do Governo do Amapá.
Pessoas como Regina Barreto, que é moradora da capital, aproveitaram a feira para garantir o preparo de alimentos durante a estadia na vila.
“Nossa família prestigia a festa e, como somos muitos, necessitamos comprar comida e temperos. Antes, precisávamos ir a Mazagão Novo ou Macapá, mas, com a feira, não tem essa necessidade de sair daqui”, enfatizou.
Esta é a terceira feira realizada pela SDR em 2023, as outras aconteceram no Habitacional Macapaba e no distrito da Fazendinha, com participação de mais de 40 produtores e ações integradas de atendimentos, com consultas, emissão de documentos e atividades esportivas.
“Aqui, já apresentamos resultados das políticas públicas implementadas pela gestão estadual já que alguns agricultores foram atendidos pelo PPI. Agora, também mostramos que aqui ou em outros festejos, principalmente na região interiorana, é possível alinhar serviços voltados para a produção agrícola familiar”, disse o gestor da SDR, Kelson Vaz.
Foto: Maksuel Martins/GEA
Deixe seu comentário
Publicidade
