DNIT lança editais de licitação para pavimentação de três lotes da BR-156
Edital visa a pavimentação do lote 1 do Trecho Sul e dos lotes 2 e 3 do Trecho Norte da BR-156.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou na manhã desta segunda-feira (24) a ordem de início dos serviços para a construção do porto hidroviário de Santana. Na ocasião, foi lançado também o edital de licitação para a pavimentação do lote 1 do Trecho Sul e dos lotes 2 e 3 do Trecho Norte da BR-156/AP.
O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, esteve presente e reforçou que a estrutura irá atender uma demanda da população. “É notável que o rio é uma área que conta com uma grande demanda de passageiros. O porto surge para atender uma necessidade e não temos dúvidas que a instalação vai trazer inúmeros benefícios. Além disso, publicamos três avisos de licitação para a pavimentação de cerca de 180 quilômetros da BR-156/AP”, afirmou.
A BR-156 é uma rodovia essencial que abrange uma extensão de 822 quilômetros e que interliga os municípios amapaenses; ela se inicia no município de Laranjal do Jari e se encerra em Oiapoque. Atualmente, a rodovia está em fase de construção e manutenção, com diferentes etapas de obras em andamento ao longo do seu trajeto.
O Trecho Sul tem início em Laranjal do Jari e segue até a intercessão com a BR-210/AP em Macapá. Os projetos para as obras no lote 1 está aprovado e em processo para licitação da pavimentação. Já os projetos dos lotes 2 e 3 estão em execução, enquanto que o lote 4 está sob a responsabilidade do 8º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção para a execução das obras de implantação e pavimentação.
No Trecho Norte, o DNIT está concluindo os remanescentes das obras já que os últimos contratos foram rescindidos por inexecução contratual da empresa. Com isso, a autarquia está em processo de levantamento dos remanescentes para licitação das obras neste ano. O trecho abrange a rodovia desde o km 400,6 até o Km 822,5, totalizando cerca de 110 quilômetros de extensão sem revestimento asfáltico. O lote 2 das obras vai do km 633,68 ao km 687,73; e o lote 3 do km 687,73 ao 743,73. Todo o segmento conta com contratos ativos de manutenção para assegurar a devida conservação da via.
Para o Trecho Sul, o lote 1 prevê investimento de aproximadamente R$ 240 milhões. Para os trabalhos no lote 4, o investimento inicial é de aproximadamente R$ 158,2 milhões. No Trecho Norte o custo previsto para os lotes 2 e 3 é em torno de R$ 500 milhões. O prazo de execução dos contratos de pavimentação é de 3 anos, a depender das condições climáticas.
É importante ressaltar que todas as áreas da BR-156/AP estão atualmente passando por obras. A rodovia está devidamente sinalizada para garantir a segurança dos motoristas e demais usuários que transitam pela região.
Investimentos no estado
O orçamento previsto para construção e manutenção de rodovias no estado do Amapá neste ano é de aproximadamente R$ 265,5 milhões. Para o setor hidroviário foi disponibilizado cerca de R$ 20,9 milhões. No momento, já foram investidos R$ 102,9 milhões. Reforçamos que os recursos serão viabilizados conforme necessidade.
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