Cidades

Especialista faz alerta sobre queda na cobertura vacinal no país

Akira Homma, com base no Rio de Janeiro, veio a Macapá para exposição ‘Vacina!’ no hall da Biblioteca da Unifap


 

Douglas Lima
Editor

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações, realiza de 8 até 26 de agosto, no hall da Biblioteca da Unifap, a exposição ‘Vacina!’, para aproximar os visitantes a esse assunto que é um dos mais em alta nos últimos anos.

 

Representando a Fiocruz, está em Macapá, para a exposição, o doutor Akira Homma, uma das 50 pessoas mais influentes no mundo em conhecimentos sobre vacinação. No programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), na manhã de hoje, ele demonstrou descontentamento e preocupação com a queda da cobertura vacinal no país.

 

Akira registrou que há mais ou menos sete anos tem havido queda na atividade vacinal no Brasil, deixando milhares de crianças desprotegidas, mesmo levando em consideração o período pandêmico, quando muita gente foi salva justamente por causa dos imunizantes. O especialista lamentou que esta situação vem deixando milhares de crianças desprotegidas, podendo levá-las à morte, como aliás tem ocorrido.

 

Para o doutor Akira Homma, a queda na cobertura vacinal no país é decorrente de problema comportamental da população. Ele lembrou que se hoje a incidência de males como a varíola, rubéola e sarampo caíram é porque no passado a população acorria aos locais de vacinação, em massa.

 

No programa de rádio, Akira chegou a dizer que contra a poliomielite, há 15 anos, num só dia no Brasil se chegou à marca de 18 milhões de crianças imunizadas. Hoje, com a queda na vacinação, corre-se o risco de se ter a paralisia infantil de volta.

 

Doutor Akira Homma pontuou que recentemente há registro de casos nos Estados Unidos, Israel e Peru. O especialista alertou que o vírus causador da covid 19 ainda não foi eliminado, daí a necessidade de imunização também contra esse flagelo.

 

 

Serviço

De 8 a 26 de agosto de 2023, no hall da nova Biblioteca do campus Marco Zero do Equador da Unifap (Rod. Josmar Chaves Pinto, km 02, bairro: Jardim Marco Zero, Macapá-AP).

 

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábado das 9h às 17h. Fechada aos domingos.

 

Entrada Gratuita

Agendamento de grupos acima de 10 pessoas e escolas por meio do e-mail coberturavacinal@bio.fiocruz.br.

 

Para mais informações, WhatsApp: (96) 93300-3716

 


Deixe seu comentário


Publicidade