Cidades

EBSERH confirma para Clécio 108 leitos em funcionamento no HU Unifap, até o final de 2023

O comunicado foi feito pelos presidente e vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


 

O governador do Amapá, Clécio Luis, acompanhado do secretário adjunto da Secretária Extraordinária do Governo do Amapá em Brasília (SEAB), Denilson Magalhães, e de técnicos da secretaria, reuniu nesta quinta-feira (17) em Brasília, com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro, e com o vice-presidente da empresa, Daniel Beltrammi.

 

O objetivo do encontro foi tratar da estruturação do Hospital Universitário (HU) e do atendimento na saúde pública no Amapá. Clécio ouviu do presidente Chioro que a EBSERH vai colocar em funcionamento 108 leitos no HU, até o final de 2023. O presidente e o governador pactuaram uma ampla agenda para atuar em parceria, objetivando a recuperação da saúde pública amapaense.

“Assumimos com o governador o compromisso de empreender todos os esforços possíveis para acelerar o processo de implementação do Hospital Universitário”, afirmou o presidente da EBSERH, que já foi Ministro da Saúde e Secretário de Saúde do governo de São Paulo.

 

Chioro e Clécio discutiram ainda o funcionamento do Hospital de Especialidades Alberto Lima e do Hospital Universitário. Nos próximos dias, governo e EBSERH vão decidir a melhor modelagem dos serviços hospitalares no Amapá envolvendo os dois hospitais. O objetivo é praticidade, resolutividade e a garantia da melhoria no serviço ofertado à população.

No encontro o governador fez um breve resumo da estrutura física da rede pública de saúde do estado, já precarizada, e que não atende a necessidade da população. Porém, de acordo com o governador, o Hospital Universitário veio como a grande alternativa para a melhoria no atendimento.

 

“A idéia é trabalharmos em parceria para otimizar os recursos humanos e equipamentos. Para atender bem e com resolutividade”, resumiu o governador.

 

Além do funcionamento dos referidos hospitais o governo e a EBSERH também discutiram sobre pactuação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) com o Hospitais Universitários de Brasília (HUB) e do Maranhão (HUM), que deverá ser tratado a nível de Ministério da Saúde.

 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

A criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. Por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), foram realizadas ações no sentido de garantir a recuperação física e tecnológica e também de atuar na reestruturação do quadro de recursos humanos das unidades.

 

A rede de hospitais universitários federais é formada por 51 hospitais vinculados a 36 universidades federais. Destes, 41 hospitais são vinculados à Rede EBSERH.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade