Cidades

Médica diz que Amapá lidera incidência e mortalidade de câncer do colo do útero na região Norte

Segundo Natália Távora, as mulheres mais expostas ao mal são as que precocemente iniciam no sexo, têm muitos parceiros, muitos filhos e as que de modo geral não fazem preventivo


 

Douglas Lima
Editor

Ginecologista com especialização em patologia do trato genital inferior, a médica Natália Távora, em entrevista no ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9) desta segunda-feira, 21, revelou que o Norte é campeão no país em incidência e mortalidade de câncer no colo do útero, superando o tumor de mama. E que o Amapá é o primeiro lugar na região em relação à doença.

 

A doutora apontou grandes falhas no preventivo como uma das causas do problema com o câncer no colo do útero. Segundo ela, no Amapá, por exemplo, há pouca aderência ao PCCU, exame quer detecta alterações nas células do colo do útero, destinado a mulheres de 9 a 45 anos de idade.

 

Sem a prevenção com o PCCU, a pessoa fica mais exposta ao mal, e aí surge outra dificuldade: a também pouca aderência à vacina contra o HPV, vírus que infecta a pele ou as mucosas oral, genital e anal, provocando verrugas na região genital e no ânus, além do câncer, a depender do tipo de vírus.

 

A médica Natália Távora alertou que as mulheres mais expostas ao câncer do colo do útero são as que precocemente iniciaram no sexo, aquelas que têm muitos parceiros, as que têm muitos filhos e as que de modo geral não fazem preventivo.

 

A especialista também registrou que a incidência do câncer no colo do útero se dá mais nas mulheres das classes sociais frágeis, porque, talvez por falta de informação ou mesmo desleixo, não fazem a coleta do preventivo que pode ocorrer de três em três anos, pelo SUS.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade