Cidades

Sebrae oferece até R$ 30 mil para startups que focam na biodiversidade

Interessados devem fazer Inscrições até 3 de setembro; participantes recebem mentoria por quatro meses, incluindo palestras, capacitações e oficinas


 

Douglas Lima
Editor

O projeto ‘Inova Amazônia’, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma ação focada no desenvolvimento de negócios ou agregação de valores a empreendimentos já existentes que utilizam da biodiversidade amazônica.

 

Empreendedores que possuem ideias inovadoras, pesquisadores, donos de empresas, startups, processos ou serviços na área de bioeconomia podem participar. Os interessados devem se inscrever através do site https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia.

 

“Bioeconomia é o equilíbrio sustentável, é utilizar o recurso natural, da nossa biodiversidade, da nossa Amazônia, e ainda agregar valor econômico a ela”, esclareceu Jociely Pantoja, analista de projetos de startups  do Sebrae-AP, em entrevista exclusiva ao programa ’Ponto de Encontro’ (Diário FM 90.9), desta quinta-feira, 31.

 

Os empreendedores inscritos receberão mentoria durante quatro meses, e durante o acompanhamento empresarial participarão de oficinas e palestras, além de outras atividades de capacitação.

 

Após o período de mentoria, os três projetos que receberem a melhor classificação receberão prêmio em dinheiro. O primeiro, o segundo e o terceiro colocados vão receber, respectivamente, R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 10 mil.

 

Startups

Jociely Pantoja falou sobre o empreendimento:  “A startup parte de uma necessidade. Então, é muito importante se aprofundar nessa necessidade e identificar dados referentes ao problema, e a partir daí gerar uma grande ideia e assim uma boa oportunidade”, declarou.

 

Ainda segundo Jociely, uma startup tem que ser inovadora, possuir um diferencial, ser escalável, o que significa crescer rapidamente sem aumentar seus custos, o que se difere muito de uma empresa tradicional.

 

Outra diferença citada pela analista é a necessidade de uma startup ser repetível, ou seja, deve agir do mesmo modo, independente da localidade. A grande maioria das startups usa tecnologia como forma de comunicar e fazer com que aquele serviço chegue até ao cliente. Desde 2014 o Sebrae Amapá incentiva o surgimento de startups. Até o ano de 2022, há registro de pelo menos 52 dessas empresas no Amapá, sendo elas de base tecnológica e de bioeconomia, as denominadas empresas inovadoras.

 

 


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