Setur faz blitz educativa no Trapiche do Santa Inês para orientar ambulantes e visitantes sobre uso do espaço
A Secretaria de Turismo explicou o uso dos espaços pelos empreendedores e o descarte incorreto do lixo

Após a entrega do novo Trapiche do Santa Inês, na orla de Macapá, o Governo do Amapá segue orientando turistas, visitantes e especialmente, os ambulantes, que aproveitam o ponto turístico para vender alimentos e brinquedos. Uma blitz educativa foi realizada ao longo de toda a semana, para reforçar a importância de manter o local limpo e organizado.
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), responsável pelo ambiente, explicou a cada um dos empreendedores que a presença de barracas, mesas e cadeiras no local de forma desordenada, atrapalham o estacionamento e a contemplação turística.
Outro ponto que foi reforçado com os trabalhadores e visitantes é o descarte indevido de lixos e resíduos no trapiche e no próprio Rio Amazonas. Além das lixeiras ao longo do trapiche, o Governo do Estado vem reforçando a conscientização dos frequentadores.
A diretora de Desenvolvimento de Turismo da Setur, Eliane Bastos, explica que a blitz é um trabalho de sensibilização e diálogo junto à comunidade para a manutenção adequada do ponto turístico, recém-inaugurado.
“Estamos conversando com os vendedores presentes e estamos sendo bem recebidos. É necessário o entendimento de que o Trapiche Santa Inês é um espaço de turismo e lazer e esta condição precisa ser respeitada”, ressaltou Eliane.
A maioria dos ambulantes atua no trapiche sem autorização, e para se organizar, a Setur está preparando um edital de Chamamento Público, que vai selecionar 15 empreendedores para ter um espaço fixo no trapiche.
Capacitação
Com apoio da Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), os vendedores selecionados passarão por uma capacitação para entender o funcionamento do espaço, que deve ter um uso sustentável dos materiais e descarte devido ao lixo, unindo o empreendedorismo ao turismo.
Antes da inauguração do trapiche, foi feita uma seleção provisória pela Sete no mesmo modelo com 4 empreendedores, que estão aptos para realizar a venda no local. Por terem sido capacitados, eles terão uma pontuação extra no processo de seleção, mas não a vaga garantida.
Coleta de lixo
A implementação de mais lixeiras no local é outra iniciativa do Estado para levar mais opções de descarte de lixo para a população. Mas, desde a inauguração, foram instaladas lixeiras de concreto ao longo de toda a extensão do trapiche.
A Setur conta ainda com doações de tambores que vão reforçar a coleta dos resíduos. A Secretaria de Turismo estuda a contratação de uma empresa terceirizada para fazer a coleta de lixo dos pontos turísticos do estado, incluindo o Trapiche Santa Inês.
Deixe seu comentário
Publicidade



