Cidades

“13 de setembro parece ser mais importante que o 5 de outubro”, provoca professor Buraslan

Especialista em história explica ‘confusão’ relacionada à data de criação do estado do Amapá


 

Douglas Lima
Editor

Ao que se sabe, a data mais importante da história do Amapá é 13 de setembro, seja pelos desfiles de bandas marciais ou pelo feriado que o dia carrega, contudo, a celebração se dá, de fato, ao momento de ‘desmembramento’ do estado tucuju com as terras do ‘Grão-Pará’ e a criação do Território Federal do Amapá, em 1943.

 

Por sua vez, a data ‘esquecida’ de 5 de outubro celebra a elevação do Amapá à categoria de estado, através da promulgação da Constituição Brasileira de 1988. O dia, porém, foge do conhecimento da parte da população amapaense, sobretudo no que se refere à importância, sendo pouco lembrada.

 

“13 de setembro é de fato a data de criação desse território, desse espaço, e da separação do Pará; o nome Amapá vem do município de Amapá, criado em 1901, depois de resolvida a questão do Brasil com a França, em 1900. No ano seguinte, aquilo que era Vila do Espírito Santo do Amapá passou a ser município de Amapá”, informou o professor Marcelos Buraslan no programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) desta terça-feira, 19.

 

“O estado do Pará, antes chamado de Província do Grão Pará, depois estado do Grão Pará e Maranhão, antes Estado do Maranhão e Grão-Pará, e antes ainda Estado do Maranhão. É tudo uma evolução política, de acordo com o contexto histórico no qual vai mudando a nomenclatura para atender a perspectiva em primeiro plano do Estado português em condição de colônia e depois Brasil independente”, concluiu o professor.

 

Desmembramento

O então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, sabendo da situação de subdesenvolvimento econômico, da diminuta população, da ocorrência da Segunda Guerra Mundial e da posição fronteiriça da região, decidiu desmembrar do Pará uma área de cerca de 142 mil km² para constituir uma nova unidade federativa que no futuro viraria o estado do Amapá.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade