Com participação de representantes do Amapá, Papa Francisco recebe membros da Fazenda da Esperança no Vaticano
Audiência com o Santo Padre foi o ponto alto da celebração em homenagem aos 40 anos da Fazenda da Esperança

O papa Francisco recebeu em audiência membros da Fazenda Esperança, na manhã desta sexta-feira (29), no Pátio San Damaso, no no Vaticano. A cerimônia alusiva aos 40 anos de fundação da comunidade terapêutica contou com cerca de 1.200 participantes, incluindo fundadores da Fazenda Esperança, membros da presidência, padres, consagrados, religiosos, voluntários e vários ex-acolhidos. O Amapá foi representado por três deputados estaduais, um desembargador do Tribunal de Justiça e o prefeito de Porto Grande.
O ápice da comemoração foi marcado pela presença e discurso do líder da Igreja Católica. Papa Francisco agradeceu a visita e pediu aos presentes que nunca abandonem “essa vocação à esperança!”.
“Há quarenta anos, o carisma de vocês nasceu do pedido de ajuda de um jovem que queria se libertar da dependência das drogas: nele – e em todos os que vieram depois dele – vocês reconheceram a Cristo que lhes dizia: Eu era escravo das drogas e vocês me acolheram, para me dar novamente esperança e me fazer entender que uma nova vida é possível. O chamado que Deus lhes faz, para trazer esperança àqueles que talvez não tenham mais sentido em suas vidas, é um chamado para amá-Lo incondicionalmente nas pessoas que estão em situações de vulnerabilidade social”, declarou o pontífice.
Papa Francisco observou também que os membros da comunidade se tornaram ‘próximos’ e ‘irmãos’ de tantas pessoas que recolheram pelas ruas, para tratá-las, curá-las e ajudá-las a recuperar sua dignidade e fez referência à parábola do Bom Samaritano.
“Vocês sabem muito bem que trazer esperança não significa apenas ajudar a superar vícios, a suplantar traumas, a encontrar seu lugar na família e na sociedade”.
Francisco encerrou seu discurso agradecendo pelo testemunho de vida e oferta dos que fazem a Fazenda da Esperança. “Reconheço com muita gratidão o trabalho que vocês realizam com padres, seminaristas, religiosos e religiosas, ajudando-os a superar os desafios e problemas psicológicos que afetam algumas pessoas consagradas a Deus. Continuem com esse belo trabalho, que é tão necessário para a Igreja”, disse.
Durante a cerimônia, alguns membros falaram sobre a atuação da Fazenda da Esperança, entre eles o presidente Padre Luiz Menezes. “Queremos agradecer, como Família da Esperança e celebrando os 40 anos, pelo carinho, pelo amor, pelo acompanhamento de toda a Igreja que nos acompanha e nos ajuda a viver o Evangelho e a testemunhar a Esperança no Mundo, a aliviar o sofrimento de muitas famílias”, disse.
Representantes do Amapá
Representando a Fazenda da Esperança no Amapá, estavam na audiência os deputados Diogo Senior, Jory Oeiras e Aldilene Souza, integrantes da Comissão Parlamentar Católica da Assembleia; o desembargador Mário Mazurek, vice-presidente do Tribunal de Justiça, e o prefeito José Maria Bessa, de Porto Grande, que cedeu dois terrenos no município para a construção de duas unidades da fazenda da esperança, uma delas para mulheres.
História
Existente desde 1983, a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança atua no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. A iniciativa conta com unidades em todos os estados do Brasil.
Em seu site, a Fazenda da Esperança afirma que um dos seus diferenciais é “acolher mulheres gestantes e mães com seus filhos pequenos, uma vez que o afeto positivo se apresenta associado ao carinho entre mãe e filho, demonstrando a construção real de vínculos afetivos”.
Deixe seu comentário
Publicidade
