Cidades

52ª Expofeira: pavilhão “Aquário de Inovação” apresenta exposição de robótica

Exposição de robôs FRC, LEGO e EV3, chama atenção da garotada no Parque de Exposições da Fazendinha


Uma das missões da 52ª Expofeira do Amapá é difundir e popularizar a ciência, tecnologia e inovação. Para isso, o Governo do Estado montou várias atividades no Pavilhão “Aquário de Inovação”, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Entre elas está a exposição de robôs FRC, LEGO e EV3, que chamou a atenção do pequeno Airton Felipe Ferreira, de 8 anos.

 

 

“Quando vi os robôs, eu pedi para o meu avô pra gente chegar mais perto. Nossa, foi muito legal. Eu já gostava de robótica, mas ver de perto como tudo funciona me fez querer aprender mais”, contou o menino fascinado pela exposição do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Segundo o avô, Marcos César Rosário, de 54 anos, o pequeno Airton sempre se interessou pelo mundo da tecnologia e da robótica. “Ele tá sempre na internet e no YouTube vendo e pesquisando sobre robôs. E eu, no papel de família, sempre o apoio a aprender mais’, disse orgulhoso do neto.
Na exposição os visitantes podem encontrar três tipos de robôs: FRC, LEGO e EV3, que são modelos utilizados em competições para cumprir missões como acertar a bola no alvo, mover objetos, agarrar em barras, puxar cabos de guerra e até mesmo escalar, misturando esporte, ciência e tecnologia.
“A ideia principal é apresentar ao público a modalidade de cada robô, as funcionalidades e explicar como são construídos. Mas, além disso, também possibilitamos uma breve interação das pessoas com o equipamento exposto”, explicou o professor de robótica Frank Oliveira, responsável pela exposição.

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) é responsável pelo pavilhão. Colocar a robótica em evidência é fundamental para fortalecer o setor no Amapá, por isso, a importância de levar a exposição do Sesi/Senai para a 52ª edição da Expofeira.

 

“O Governo do Amapá não abre mão de investir e popularizar a robótica entre a população, pois um robô inovador, que ajuda no crescimento do estado, pode ser construído por qualquer pessoa independentemente da idade. E nada melhor do tratar sobre este assunto na meio feira de negócios, empreendedorismo e inovação do Amapá”, pontuou Edivan Andrade, gestor da Setec.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade