Caminhoneiro tenta ludibriar Polícia Civil e é preso em flagrante com madeira ilegal
Ao perceber aproximação de viatura, condutor desligou faróis para tentar se esconder na escuridão

Elen Costa
Da Redação
Durante o fim de semana, equipes da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), sob coordenação do titular da unidade, delegado Wellington Ferraz, estavam em patrulhamento pela BR-156, em busca de ilícitos ambientais, quando se depararam com um caminhão de carroceria aberta, com dois cidadãos, transportando mercadoria coberta por lona plástica.
Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor apagou os faróis para tentar se esconder na escuridão, contudo, os policiais realizaram a abordagem ao veículo e foi constatado que a carga se tratava de aproximadamente 6m³ de madeira do tipo Guaruba, segundo o proprietário do caminhão e dono da madeira.
Foi solicitada documentação do produto, o DOF, mas o condutor informou não possuir. Ele disse ainda ter sido o responsável pela extração, corte e transporte da madeira.
“Esse indivíduo relatou que a extração ocorreu no ramal Boa Vista, em área de mata nativa. O passageiro do caminhão, quando indagado, contou que estava somente trabalhando como ajudante, fazendo uma diária, e que a madeira tinha como destino uma marcenaria que não sabe precisar o nome, mas que fica no município de Laranjal do Jari.
Diante disso, os envolvidos, a carga e o veículo foram encaminhados para a 1ª DP de Laranjal do Jari, onde foi lavrado procedimento flagrancial pelo delegado Breno, em desfavor do indivíduo que transportava a madeira com base no artigo 46, parágrafo único da 9605/98, explicou Ferraz.
A ação faz prateada Operação Guardiões dos Biomas. O delegado destacou, também, que a integração entre as diversas delegacias de Polícia Civil do interior são peças- chave no combate aos crimes ambientais.
Deixe seu comentário
Publicidade
