TRE-AP realiza sessão itinerante histórica na Aldeia Aramirã, na terra indígena Waiãpi
Cidadãos indígenas e professores que fazem parte do projeto “Empoderamento Indígena por meio da educação” assistiram aos julgamentos

“Esta sessão é histórica, ao vivo da Aldeia Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari, na perimetral Norte, Amapá, Brasil, Amazônia”, anunciou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador João Lages, na abertura da 73ª Sessão Judiciária Ordinária, realizada de forma itinerante no espaço de convivência da Aldeia Aramirã, primeira realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá em uma aldeia indígena, nesta quinta-feira (19).
Durante sua fala, o presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, explicou o funcionamento e fez um breve resumo dos processos, uma maneira melhorar o entendimento por parte dos professores indígenas que acompanharam os julgamentos. Além disso, reforçou convite para a audiência pública realizada nesta sexta-feira, 20, às 10h, no Centro de Formação e Documentação Waiãpi na Aldeia Aramirã.
“É um projeto nosso: levar o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá para dentro das comunidades. É o que fizemos em Aramirã, julgamos os processos pautados, fizemos julgamentos ao vivo com a participação da comunidade Waiãpi, explicando para que eles compreendam o processo eleitoral”, disse o presidente do Tribunal.
Para a realização da sessão itinerante, o TRE Amapá preparou um esquema logístico que envolveu o transporte de gerador de energia, antenas de internet, além de servidores e técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria Judiciária, responsável pela organização da pauta de julgamentos.
Participaram presencialmente, o presidente do TRE-AP, desembargador João Lages, as juízas Paola Julien e Ariadne Alencar, que também é vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), e o juiz Orlando Vasconcelos. Por videoconferencia, o juiz federal Anselmo Gonçalves, a juíza Thina Luiza Sousa, o juiz Normandes Sousa, e a Procuradora Regional Eleitoral, Sarah Teresa de Britto.
Lançamento de cartilha
Durante a sessão itinerante, o TRE Amapá lançou a cartilha sobre cidadania indígena na língua Waiãpi. A cartilha foi elaborada pela Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), reunindo informações sobre os direitos e deveres dos povos originários segundo a legislação brasileira.
Deixe seu comentário
Publicidade
