Cidades

Obra de requalificação da rodovia JP será dividida em três etapas

Projeto foi apresentado em audiência pública no MP-AP nesta terça-feira, 31


 

O Governo do Amapá apresentou à população o projeto de requalificação da Rodovia Josmar Chaves Pinto (AP-010), a antiga JK, que interliga a Região Metropolitana de Macapá, composta pelos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, onde se concentra a maior parte da população do estado.

 

A apresentação aconteceu na terça-feira, 31, durante audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado (MP-AP). Participaram do encontro, principalmente, moradores que vivem em bairros do entorno da rodovia, como Vale Verde, Fazendinha, Chefe Clodoaldo e Alphaville, na capital.

 

O diretor de Engenharia da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Albério Marques, explicou que foi necessário alterar o projeto inicial e dividir a obra em três etapas.

 

“Temos muitos moradores no entorno da rodovia e realizar uma interdição nos 13 km de extensão traria muitos transtornos. Por isso, vamos fazer as interdições de forma parcial”, detalhou Marques.

 

 

Confira as três etapas da obra:

  • As intervenções iniciarão pela ponte do Igarapé da Fortaleza, em Santana, até a rotatória da Fazendinha, em Macapá, o que equivale a três quilômetros;
  • A segunda etapa seguirá da rotatória da Fazendinha até o perímetro dos condomínios, o equivalente a quatro quilômetros km de extensão;
  • Já a terceira etapa, vai se estender até a rotatória do monumento Marco Zero.

 

O projeto

A requalificação da Rodovia JP é uma das principais obras de mobilidade urbana do Amapá e prevê a pavimentação asfáltica de 13 quilômetros, passeio público, iluminação pública, drenagem profunda e superior, instalação de barreiras New Jersey e requalificação dos retornos, de acordo com as normas técnicas de construção da rodovia.

 

A obra está orçada em R$ 94 milhões, fruto de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre, mais contrapartida do Governo do Amapá, em convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os serviços estão previstos para iniciar ainda em 2023, gerando, aproximadamente, 140 empregos diretos e indiretos.

 

 

Benefícios

O secretário de Transportes Valdinei Amanajás, pontuou que a obra vai trazer muitos benefícios para a mobilidade urbana da população, uma vez que a rodovia recebe um grande fluxo de veículos diariamente, com circulação de transportes públicos, cargas pesadas e carros de passeio.

 

“Nesta audiência pública, o Governo do Estado pôde não somente sanar as dúvidas, mas também mostrar que a obra trará muitos benefícios para os amapaenses”, enfatizou o secretário.

 

O promotor de urbanismo, André Araújo, reconheceu a importância do projeto e a iniciativa do Governo do Estado em compartilhar com os moradores os detalhes da obra.

 

“Esse é o momento que temos pra sanar dúvidas, dialogar, e ouvir a população que também pode fazer suas sugestões e reivindicações sobre o projeto. A audiência pública é um instrumento de fala da sociedade”, afirmou Araújo.

 


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