Projeto Afro Mulher vai ao Conjunto Macapaba
Serão oferecidas 120 vagas em diversos cursos gratuitos, realizados em parceria entre Zwanga e a Fundação Marabaixo.

Zwanga é uma marca de moda Amapaense que criou o projeto Afro Mulher, para dar oportunidades de qualificação profissional para mulheres negras que vivem nas áreas periféricas. Nesta edição, cerca de 120 mulheres do Macapaba terão a oportunidade de participar de diversos cursos profissionalizantes, dentre eles: Corte e Costura, Maquiadora, Trancista, Biojóias e Serigrafria Afro.
Os cursos iniciam no dia 06 de novembro, no Conjunto Habitacional Macapaba, local escolhido para oportunizar ainda mais mulheres que precisam. Hoje o projeto já inseriu diversas mulheres no mercado de trabalho.
O curso tem como público contemplado mulheres negras (pretas e pardas), mulheres que historicamente recebem ainda o impacto do racismo estrutural que as coloca em um cenário de desigualdade em vários setores, em especial nas formas de violências estruturais, domésticas e de forma muito visível em relação à a empregabilidade e geração de renda.
A Zwanga possui visibilidade nacional e tem parcerias com diversas marcas como: ONU Mulher, Fundo Elas, O Boticário, lojas Renner, Rede Nacional dos Afros Empreendedores, Fundo Agbara e Fundo Baobá.
A Zwanga é a primeira marca de moda afro do estado do Amapá, criada pela Designer de Moda e Estilista Rejane Soares, mulher preta, gorda, mãe solo, moradora de periferia e afroempreendedora há 10 anos.
A Zwanga foi criada para ser um espaço de acolhimento e reconexão com a identidade do povo preto, inspirada no poder da ancestralidade feminina africana, nasceu em 2013 e impactou mais de 100.000 pessoas em lives, palestras, oficinas presenciais e virtuais, podcasts, matérias locais, regionais, nacionais e internacionais.
Foram proporcionadas mais de 500 oficinas de turbantes na capital, nos 16 municípios. Ao longo destes dez anos, foram lançadas 13 coleções autorais e artesanais de moda feminina na capital e municípios do estado do Amapá, através da Zwanga.
Este negócio inteiramente amapaense ganhou 47 Prêmios, um deles o de Afroempreendedora Nacional pela Cufa 2021.
Rejane Soares, criadora da Zwanga ,é reconhecida como uma das 50 Pessoas que mais impactam a sociedade com seu trabalho, pela revista internacional Wired.
Hoje, aqui no Amapá, o projeto Afro Mulher conta com a parceria da Fundação Marabaixo, Mercadão dos Medicamentos, Brasil Medicamentos e SEBRAE, parcerias como essas que mudam vidas.
Deixe seu comentário
Publicidade



