Segurança e preservação: Governo do Amapá instala portões no Trapiche do Santa Inês
As estruturas em grades vão ordenar o uso e delimitar o horário de funcionamento do local, na orla de Macapá

Dando prosseguimento aos serviços de reestruturação do Trapiche Santa Inês, às margens do Rio Amazonas, o Governo do Amapá iniciou a instalação de portões em grades para segurança e controle do espaço de contemplação turística, que prevê também a definição do horário para circulação no local, inicialmente funcionando de forma experimental, das 5h às 0h, de segunda à sexta-feira, e das 5h às 2h, aos sábados e domingos.
As ações, coordenadas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem objetivo de ordenar e proteger os visitantes do Trapiche Santa Inês e evitar os transtornos causados aos moradores e empreendedores das proximidades, no entorno da orla de Macapá, principalmente pela movimentação durante a madrugada.
“A instalação dos portões em grandes é devido à demanda da população com relação a quem faz o uso aqui para passeio. Temos muitas reclamações com relação ao lixo, ao barulho e a depredação do espaço, que é muito bonito e turístico, destinado à contemplação. Estaremos com um período de teste do horário de liberação do Trapiche, para ver como será o comportamento. Futuramente. também haverá monitoramento de forma orgânica e presencial, além da construção de uma guarita para que as pessoas, cada vez mais, se sintam seguras em visitar o local”, explica Lara Santos, chefe de Relações com Mercado da Setur.

Além da proteção, as grades delimitam o espaço que terá o horário de funcionamento aberto ao público pré-determinado. O período fechado servirá para manutenção e limpeza.
A iniciativa de colocar portões não é novidade e segue o que é adotado, há vários anos, em outros estados do país como, Belém, no Pará, onde as praças de Nazaré, Horto e do Porto Futuro, são cercadas. A medida também é adotada em várias cidades do mundo para preservação da estrutura, história e cultura dos espaços.
Deixe seu comentário
Publicidade

