Cidades

Prova de avaliação permanente da educação básica é aplicada para 13 mil alunos no estado

Exame tem como público alvo estudantes do 2º ano do ensino fundamental dos 16 municípios.


 

Como parte das ações estratégicas para diagnosticar o nível de aprendizado nas séries iniciais e buscar melhores índices para promover avanços na educação, o Governo do Amapá aplicou nesta sexta-feira, 10, a prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica para 13 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental I, das escolas da rede pública dos 16 municípios do estado.

 

Para garantir a aplicação do exame e a participação do maior número de alunos possível, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) investiu na formação de gestores, por meio de capacitações, palestras e cursos especializados.

 

A avaliação desempenha um papel crucial na análise dos indicadores educacionais do Amapá. Os resultados não têm apenas relevância estratégica orientando a formulação de políticas públicas educacionais, mas também impactam diretamente na distribuição do ICMS aos municípios.

 

Além disso, se apresenta como um papel fundamental para a formação continuada dos professores alfabetizadores que atuam diretamente na educação infantil, como descreve Débora Vales, coordenadora do programa Criança Alfabetizada.

 

“A nossa meta aqui é fazer com que as crianças que ainda não conseguem se alfabetizar, chegam a uma alfabetização completa. Que os alunos de sete anos consigam concluir o segundo ano do ensino fundamental, conseguindo ler e escrever”, enfatizou a coordenadora.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade