Energia elétrica: deputado vai ao Ipem e órgão regulador em missão oficial
A missão oficial foi definida na subcomissão especial da Câmara que trata sobre a crise energética no Amapá, presidida por Dorinaldo

Nesta quinta-feira (16), o deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT) cumpriu missão oficial da Câmara dos Deputados e visitou o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-Ap) e a Arsap (Agência Reguladora de Servidos Delegados do Amapá), em Macapá.
A missão oficial foi definida na subcomissão especial da Câmara que trata sobre a crise energética no Amapá, presidida por Dorinaldo.
A ida ao Ipem ocorreu para averiguar como ocorre a aferição dos medidores de energia que a empresa CEA Equatorial utiliza para cobrar a energia dos amapaenses. Como há diversas reclamações de consumidores, de cobranças elevadas após a substituição dos aparelhos, a comissão entendeu ser uma ação necessária.
“Foi uma visita importante. Descobrimos, por exemplo, que a averiguação ocorre quando há solicitação na empresa ou através da Defensoria Pública, no entanto, a maioria dessas aferições é feita em uma empresa particular em Fortaleza, no Ceará. Fui muito bem recebido pela diretora e pelos técnicos, que me explicaram também que o órgão necessita de equipamentos para poder concretizar o seu trabalho e essa já foi uma demanda com a qual eu me comprometi”, destacou Dorinaldo.
Arsap
Durante a tarde, a visita ocorreu na Arsap, órgão que é o responsável por fiscalizar os serviços da Cea Equatorial. A própria existência da Arsap é pouco conhecida da maioria dos amapaenses e o deputado afirmou que essa situação tem que mudar.
“Vamos convocar oficialmente a Arsap, junto com a Aneel, para que as informações acerca de como ocorre a fiscalização sejam democratizadas para o povo amapaense. Além das ações judiciais, esse é apenas mais um passo na luta para que a tarifa de energia no Amapá seja justa e o serviço tenha qualidade”, finalizou Malafaia.
NOTA
A CEA Equatorial esclarece que os medidores de energia implantados atualmente pela empresa nas unidades consumidoras do estado são certificados e aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Quanto à troca de medidores, a distribuidora destaca que é um processo de rotina e ocorre nos casos dos quais é identificado que o equipamento está antigo, fora dos padrões e também por irregularidade, precisando ser substituído por outros mais modernos e mais seguros.
Em casos de pedido de aferição, a empresa segue o que está previsto na resolução 1.000/2021, da Aneel. O cliente pode solicitar a vistoria por meio das agências de atendimento presencial e o prazo é de até 30 dias para a execução do serviço. Mais informações pela Central de Atendimento 0800 096 0196 e pelo endereço: https://www.ap.equatorialenergia.com.br.
Deixe seu comentário
Publicidade

