Política

Governador Clécio Luís articula com governo federal publicação de MP que barra reajuste de energia no Amapá

Encontro com presidente Lula aconteceu nesta quinta-feira, 23, em Brasília, e contou com presença do senador Davi Alcolumbre e ministros


 

Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, 23, no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador Clécio Luís garantiu o apoio do governo federal para impedir o reajuste tarifário de 44,41% na conta de energia dos amapaenses, que está previsto para ser aplicado no dia 13 de dezembro.

 

A reunião com pautas exclusivas do Amapá foi articulada pelo senador Davi Alcolumbre, que representou toda a bancada amapaense – os três senadores e os oito deputados federais. Na agenda, que incluiu várias demandas do estado, a energia foi prioridade.

 

 

“Nós viemos tratar de vários assuntos com o presidente Lula, mas a energia foi o principal, o mais importante. Viemos lutar para impedir que no dia 13 de dezembro seja aplicado o reajuste de 44% a mais na nossa conta de energia elétrica. Traçamos todo o cenário, que deve atingir o Amazonas, outros estados, até chegar em todo o território nacional”, destacou Clécio Luís.

 

A situação apresentada pelo governador sensibilizou o presidente Lula, que se colocou na condição de um morador amapaense, e sinalizou a proposta de editar uma medida provisória (MP) na sexta-feira, 24, barrando o aumento da energia.

 

“Vou me colocar como um morador que também não aceita esse reajuste, porque ele é inconcebível. 44% ninguém aguenta”, disse o presidente ao governador Clécio.

 

 

Durante a reunião, o presidente Lula convocou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o da Casa Civil, ministro Rui Costa, para discutir as propostas de solução para o problema.

 

“O povo do Amapá não aguenta esse reajuste. Ele não cabe no bolso e não é justo. Nós somos o estado mais preservado do país, temos os melhores indicadores ambientais, mas não temos os melhores indicadores sociais e muito menos econômicos. Nosso povo é um povo humilde. Portanto, queremos uma solução imediata para que esse reajuste não aconteça. Mas também buscamos uma solução estrutural para que no próximo ano isto não se repita. E essa experiência do Amapá, sem dúvida, vai valer e vai resolver muitos problemas relacionados ao reajuste”, pontuou Clécio Luís.

 

Aumento da conta de luz

A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é reajustar em 44,41% o valor da tarifa dos amapaenses a partir de 13 de dezembro.

 

Com a articulação do governador Clécio Luís junto ao governo federal, a ideia é que não só o reajuste seja barrado, mas que a União apresente uma solução a longo prazo para o país.

 


Deixe seu comentário


Publicidade