Cidades

Incêndio florestal já consome 20 mil hectares da reserva biológica do Lago Piratuba

Um verdadeiro santuário da fauna e flora do Amapá se vê ameaçado pela força do fogo que chega a formar 15 km de linha sobre a mata.


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

Há quase três semanas o fogo vem desafiando pouco mais de 40 brigadistas do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), na Reserva Biológica do Lago Piratuba, região litorânea do Amapá.

Segundo a engenheira florestal Patrícia Pinha, analista ambiental do ICMBio, a reserva tem um total de 400 mil hectares, distribuídos a maior parte nos domínios do município de Amapá, próximo a 90%, e o restante nos limites do município de Tartarugalzinho.

 

Ela explica que as estimativas são de que mais de 20 mil hectares já tenham sido queimados. “Não podemos dizer que toda a área seja dentro da reserva, pois o fogo veio de fora para dentro, certamente provocado pela ação humana, não sabemos de proposital ou acidentalmente, mas todo incêndio florestal é crime ambiental”, pondera a especialista.

A estratégia de enfrentar as chamas na reserva tem sido até curiosa, já que praticamente não se usa água para debelar os focos, mas sim a abertura de trincheiras para evitar a propagação e o avanço do fogo, que lá se dá de forma praticamente subterrânea, já que a matéria orgânica depositada nos campos são o combustível para o fogo.

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade