Governo federal reconhece estado de emergência em todo o Amapá
Medida é em decorrência da forte estiagem que afeta sobremaneira a pesca e a agricultura

Douglas Lima
Editor
A secretária de assistência social do GEA, Aline Gurgel, informou na manhã desta sexta-feira, 24, que o governo federal reconheceu o estado de emergência em que se encontram todos os municípios do Amapá, por causa da forte estiagem.
Aline explicou que inicialmente o estado de emergência decretado pelo governo estadual e reconhecido pelo federal foi circunscrito a Calçoene, Amapá e Tartarugalzinho. Agora, a emergência é reconhecida em todos os municípios.
A secretária explicou que o reconhecimento federal enseja liberação de recursos da União com os quais podem ser realizadas ações humanitárias de distribuição de água potável, água mineral e alimento, principalmente.
Segundo a titular da assistência social, o governo estadual mantém no Palácio do Setentrião uma ‘sala de crise’ montada para acompanhar a situação provocada pela falta de chuvas e logo tomar providências para socorrer a população e os segmentos afetados.
Aline Gurgel revelou que a sala de crise já fechou o cadastro dos mais de 13 mil pescadores atuantes no Amapá, que estão sem poder atuar em virtude da seca dos rios, mas que passarão a ter ajuda humanitária até voltar o regime de chuvas e a consequente recuperação da natureza hoje afetada, não só pela seca, mas também pelas queimadas que se propagam por todo o estado.
Deixe seu comentário
Publicidade
