Cidades

Trotes telefônicos para o Ciodes chegam a 3.101, de janeiro a outubro de 2023

Redução drástica, se número for comparado aos registrados antes da Lei 1.551 e da criação do Projeto Alôzinho


 

Douglas Lima
Editor

 

Os trotes telefônicos enviados para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), de janeiro a outubro do corrente ano, chegaram a 3.101 emissões, segundo demonstrativo divulgado pelo Núcleo de Informações e Estatísticas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

O número foi festejado na manhã desta segunda-feira, 18, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), pelo major PM Lopes e policial civil Ramos, integrantes do Projeto Alôzinho, procedimento aplicado nas escolas contra os trotes.

 

“Trote não é brincadeira, é crime”, disparou o policial Ramos, na entrevista, sendo complementado pelo major Lopes com a explicação de que o trote se tornou crime no Amapá, através da Lei 1.551, do ano de 2011.

 

Lopes comparou que antes da sanção da lei e da criação do projeto Alôzinho os registros de trotes no Amapá chegavam ao absurdo de novecentos mil a cem mil no ano. “Hoje estamos com um número muitíssimo menor”, constatou o militar.

 

A Lei Estadual 1.551 foi criada cinco anos depois da morte da soldado do Corpo de Bombeiros Militar, Patrícia Façanha, ocorrida em 2007, durante chamado falso de princípio de incêndio no bairro Zerão. No trajeto do quartel para o local aconteceu acidente de trânsito envolvendo a viatura, e Patrícia pereceu. O assunto foi motivo de muitos debates.

 

O policial Ramos mostrou a importância do Projeto Alôzinho se destinar à orientação de alunos na própria escola, porque educar é fundamental, sem educação não há evolução positiva na sociedade.

 

Major Lopes, torcendo para que os trotes sejam reduzidos ainda mais, pontuou na entrevista que o gargalo, agora, no Ciosp, são as ‘ligações erradas’. “Nada demais nesse aspecto”, atenuou, explicando que tais ligações são aquelas que devem ser feitas para outros órgãos, não para o Ciodes, que atende apenas ocorrências de emergência e urgência.

 


Deixe seu comentário


Publicidade