Tartarugalzinho terá prédios públicos iluminados por energia solar
Informação é do próprio prefeito Bruno Mineiro, que triplicou número de UBSs e duplicou quantidade de escolas no município

Douglas Lima
Editor
O prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, mostrou na manhã desta quinta-feira, 28, os avanços que o município situado na região central do Amapá vem tendo na administração dele.
Ao assumir o cargo em 1 de janeiro de 2021, Bruno recebeu Tartarugalzinho com apenas quatro unidades básicas de saúde (UBSs). Hoje, esses estabelecimentos são dez, e logo subirão para 12, pois mais dois estão em construção.
As UBSs do município, informou o prefeito, realizam todo tipo de exame laboratorial. Uma delas também funciona como Banco de Leite. Ele lembrou que a esposa dele, hoje deputada estadual Liliane Abreu, foi secretária de saúde de sua gestão.
Em 2021, informou Bruno Mineiro, o município tinha nove escolas. Hoje, elas são 21. Ele lamentou que o Censo do IBGE tenha revelado uma redução na população do município, provocando diminuição nos repasses dos valores do FPM, com isso impedindo um avanço no setor educacional.
Contemporizando a situação com o FPM, o gestor explicou que a penalização dos municípios atingidos pela baixa no número populacional, em termos de recurso, foi diluída, o que começará a surtir efeito positivo, no próximo ano.
Bruno Mineiro revelou que Tartarugalzinho será o primeiro município amapaense a ter prédios públicos iluminados por energia solar, graças a recurso de R$ 30 milhões conseguidos pelo senador Davi Alcolumbre.
“Será uma grade economia. Atualmente a Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho gasta quase duzentos mil reais por mês, em energia elétrica”, revelou o gestor.
Bruno disse estar satisfeito com a parceria que mantém com o governo do estado, na pessoa do próprio governador Clécio, e também na relação com a bancada parlamentar, cujo coordenador é o senador Davi.
O gestor ainda registrou que a BR 156, no trecho que passa dividindo a sede do município em duas, constituindo-se na avenida principal da cidade, ‘Nossa Senhora do Perpétuo Socorro’, já está em condições tranquilas para o tráfego de veículos.
Bruno explicou que, antes, a administração municipal não podia atuar na manutenção da via, mas recentemente foi assinado acordo com o Dnit, tendo a prefeitura feito drenagem profunda e calçamento na rodovia.
Deixe seu comentário
Publicidade

