Carnaval no Amapá pode ocorrer embaixo de chuva, diz meteorologista
Jefferson Vilhena alerta, contudo, que diminuição na quantidade de precipitações pode provocar estiagem mais rigorosa do que a de 2023, prosseguindo até 2026

Douglas Lima
Editor
O gerente do Núcleo de Hidrometeorologia do Iepa, Jefferson Vilhena, previu na manhã desta quinta-feira, 4, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), que o Carnaval 2024, no Amapá, será embaixo de chuva.
A festa de momo deste ano acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro. A previsão do meteorologista é com base em estudos dos fenômenos atmosféricos que indicam a ocorrência de chuvas em janeiro e fevereiro.
Jefferson ressaltou, contudo, que as precipitações de água no Amapá começaram tardias, nos últimos três dias de novembro, avançaram em dezembro e podem ocorrer por todo janeiro e fevereiro.
As condições colocadas pelo gerente é em decorrência do fenômeno El Niño, que continua influenciando na diminuição da quantidade de chuvas, tanto que em 2024 pode acontecer uma estiagem mais rigorosa do que a de 2023, prosseguindo até 2026.
Exemplificando a influência do El Niño nas condições atmosféricas, o meteorologista mostrou que a previsão de chuvas para o Amapá, para o período, assinala 260 mm, quando a média chega a pouco mais de trezentos milímetros de precipitações.
Deixe seu comentário
Publicidade
