Heraldo Almeida
Piratas Estilizados completa 50 anos e comemora com atrações nacionais

A escola mais querida do carnaval amapaense completou nesta sexta-feira, dia 5 de janeiro, 50 anos de uma história marcada pela irreverência e muita criatividade características de seus desfiles.
A festa pelo Jubileu de Ouro vai acontecer no domingo (7), com shows dos intérpretes do Carnaval do Rio de Janeiro: Ito Melodia, da Unidos da Tijuca; Emerson Dias, do Salgueiro; e Tinga, da Vila Isabel. Confirmadas também as presenças: Thaís Ferreira – 1ª Princesa do Cacique de Ramos e passista Beija Flor; Thai Rodrigues – Rainha do Carnaval 2022 e Musa do Bola Preta; Thaiane Gabriella e Luana Estrela, passistas da Grande Rio e Império Serrano, respectivamente; além do sambista e coreógrafo Marcos Bandeira, da São Clemente.
O Show Alaranjado é uma atração à parte, com as apresentações dos pontos técnicos da escola, como comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, ala de passistas e baianas. Tudo no ritmo da ‘Orquestra de Bambas – Luiz Tostes’ e da ‘Ala Musical – Tom Alaranjado’ composta pelo intérprete oficial Catatau, Cleide Queiroz, Lucas Pombo, Dom Eládio, Junhão Belém, Nilson Estilizados, Vlad Junior e Glauber Byanck, que irão ditar o ritmo para muita diversão e alegria.
A presidente de Piratas Estilizados, Rebeca Lima, coordena os festejos e o diretor de Carnaval, Heraldo Almeida, junto com a Comissão de Carnaval organizam o espetáculo que será apresentado, a partir das 16h, na Arena Estilizada, montada na Avenida José Antônio Siqueira, no trecho em frente à escola Azevedo Costa, no bairro Laguinho.
Histórico
Da união de vários sentimentos em favor do carnaval amapaense surge, em 5 de janeiro de 1974, o bloco PIRATAS ESTILIZADOS, nome dado por uma das fundadoras e 1ª Presidente, a estilista Celi Del Castilho, a um pequeno grupo de amigos do Laguinho, que saiam para brincar o carnaval nos clubes da cidade e resolveram brincar o carnaval diferente. Desfilou pela primeira vez na Avenida FAB, no ano de sua criação, já conquistando seu primeiro título no carnaval de rua, com o enredo “HOMENAGEM AO PIRATA”, e ganhou todos os campeonatos, até 1979, sempre com temas criativos e sambas de empolgação que contagiavam o público na Avenida FAB.
De 1980 à 1987, Piratas Estilizados continua a brilhar, mas como escola de samba do 2º Grupo, e, finalmente, a partir de 1988, a agremiação carnavalesca é reconhecida como Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados e passa a fazer parte do grupo especial, conquistando o título de campeã do carnaval amapaense em 1996, último ano da era de desfiles na Av. FAB, com o Enredo: “RISOS E LÁGRIMAS NO PALCO DA ILUSÃO”. (Texto: Gilvana Santos/comunicação da escola – Foto: Márcia do Carmo).
***********************************
Senzalas
O 5º show Tambores do Meio do Mundo, do Grupo Senzalas, está agendado para acontecer no dia 19 de janeiro, no Largo do Formigueiro (atrás da Catedral São José), às 20h.
50 anos
Escola de samba Piratas Estilizados completou 50 anos, na sexta (5), mas a comemoração vai acontecer no domingo (7), na Arena Estilizada, em frente ao colégio Azevedo Costa – Laguinho, a partir das 16h.
Data
Os desfiles das escolas de samba vão acontecer nos dias 9 e 10 de fevereiro, no sambódromo, com a primeira escola, às 22h. Agenda aí.
Reforma
Barracões da Cidades do Samba precisam de condições para os profissionais trabalharem na confecção das alegorias.
O teto precisa de reforma, pois quando chove, a água alaga o piso e cai nas estruturas das alegorias. Além de outros problemas existentes.
Sambódromo
Faltando 35 dias para os desfiles das escolas de samba, 9 e 10 de fevereiro, as obras de recuperação do sambódromo, ainda não iniciaram. Pouco tempo.
Diretor
Marcelo Zona Sul, ex presidente trio campeão do carnaval amapaense, por Piratas da Batucada, é o atual diretor geral de carnaval de Unidos do Buritizal.
‘Acordei’
Título da nova música de Zé Miguel, com participação especial de Letícia Adriani. Disponível nas plataformas digitais. A obra faz parte do projeto Gerações, que o artista criou. Parabéns.
*************************************************************************