Profissionais recebem capacitação de atenção primária na saúde mental
Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de saúde comunitária terão oficinas para melhorar atendimento a pacientes

Wallace Fonseca
Estagiário
Começa nesta terça-feira, 9, às 14h, a programação referente ao Janeiro Branco, ação da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semsa, que dedica o primeiro mês do ano à conscientização da saúde mental e emocional. A temática deste ano é ‘Cuidar da mente para colorir a vida’. Durante a programação serão ofertada oficinas de capacitação a profissionais de saúde que atuam nas UBSs do município.
“Essa capacitação é para que toda nossa equipe de ESF possa estar preparada para essa temática e fazer detecção de sintomas e sinais relacionados ao adoecimento psíquico, e a partir disso ter uma conduta mais adequada para nossos pacientes”, informou a psicóloga Luana Nunes, diretora do Departamento de Saúde Mental, em fala no Programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9).
Luana também informou que a equipe de ESF reúne mais de dois mil servidores, entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. “Todas as terças estaremos reunindo por segmentos de categoria para fazer as capacitações”, complementou a diretora.
A primeira capacitação é direcionada aos enfermeiros do programa Estratégia Saúde da Família, a ESF, visando o papel da atenção primária na saúde mental. O treinamento tem o objetivo abordar as ações de assistência para o cuidado em saúde mental na atenção primária, incluindo a prevenção, tratamento e reabilitação dos principais transtornos mentais.
“Quando alguém chega na UBS atrás de atendimento ele vai saber que aquele profissional que está lá vai saber tratar da demanda que ele está apresentando. Precisamos aprender nesse aspecto de cuidar do outro, mas também cuidar dos próprios limites para exercer as atividades do dia a dia de forma satisfatória”, concluiu Luana.
Deixe seu comentário
Publicidade
