Heraldo Almeida

Poeta Bruno Muniz lança romance na Revista O Zezeu


 

Desde o dia 15 de janeiro, segunda-feira, os leitores poderão acompanhar digitalmente, o romance folhetinesco Emília, escrito pelo poeta Bruno Muniz.

 

A obra será publicada diariamente na Revista Literária O Zezeu. Originalmente (no século XIX) o termo “folhetim” (do francês feuilleton) designava uma seção, geralmente no rodapé da primeira página do jornal, na qual um escritor publicava uma coluna com uma crônica, um artigo avulso ou um romance em capítulos.

 

A poesia é uma das mais populares formas de arte de todos os tempos. O termo vem do grego ‘poíesis’ e indica a ideia de ‘criar’. Segundo Aristóteles, a poesia seria o “impulso do espírito humano para criar algo a partir de imaginação e dos sentimentos”. Desta forma, em sua origem, o termo está relacionado ao processo de mimese, que é a reprodução estética da “realidade percebida pelos sentidos”, podendo assim ser empregado como sinônimo de arte.

 

Hoje em dia, porém, costuma-se associar a poesia especificamente à literatura e quando não à composição musical. Segundo alguns autores, como Afrânio Coutinho, a poesia, neste contexto, “é a forma literária em que o artista utiliza uma série de meios intermediários – os artifícios líricos – para traduzir a sua visão da realidade e veiculá-la ao leitor” e corresponde a uma “inclinação elementar do homem: a de vazar emoções por meio de expressão rítmica: o verso e o canto”. Ou seja, a poesia acontece quando o artista reproduz suas percepções e emoções por meio de um texto que redunda em música.

 

O romance de Muniz resgata um estilo popular de leitura, que fez história nos jornais e revistas brasileiros. Acompanhe de segunda à sexta-feira cada capítulo desta emocionante história. Acesse: ozezeu.com.

 

*********************************************

Você precisa saber da piscina
Da margarina, da Carolina
Da gasolina
Você precisa saber de mim

Os Mutantes

*********************************************

 

Carnaval do Povo

Projeto Carnaval do Povo está de volta, a partir de domingo (21), às 17h, na Praça da Bandeira (FAB), local onde tudo começou.

A realização é a Banda Placa, criadora do evento. O líder do grupo Carlitão, já ensaiando com seus músicos. O apoio cultural é do Governo do Estado.

 

Tambores

Show Tambores do Meio do Mundo, do Grupo Senzalas, está agendado para acontecer na sexta (19), no Largo do Formigueiro (atrás da catedral são José – Centro), às 20h30. Será o último espetáculo dessa 2ª temporada

Artistas convidados: Osmar Júnior, Cléverson Baía, Macacos Pelados, Beto Oscar e Helder Brandão.

 

Sankofa

Exposição Sankofa Amapá 80 Anos, acontecendo na Fortaleza de Macapá, realizada pela Fundação Marabaixo.

O legado e a ancestralidade dos pioneiros que deixaram marcas na história das comunidades tradicionais do Amapá.

 

Arte

Artistas do carnaval se destacando nas confecções de alegorias na Cidade do Samba, em Macapá. São profissionais do Amapá e de outros estados do país. Parabéns.

 

Harmonia

O canto do samba de enredo, na avenida, pela maioria dos componentes das escolas, é fundamental para cumprir o quesito Harmonia. #Dica.

 

Blocos

Desfiles dos blocos carnavalescos (Liba/Abloca) vão acontecer nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Praça do Barão, às 19h.

 

‘Acordei’

Título da nova música de Zé Miguel, com participação especial de Letícia Adriani. Disponível nas plataformas digitais. A obra faz parte do projeto Gerações, que o artista criou. Parabéns.

 

***************************************************************************************