Fluxo de viagens aéreas para fora do estado cai 16% em dezembro
Embora 2023 tenha saldo positivo no setor, último mês apresentou atipicidade nos números; especialista sugere influência dos eventos e aumento no valor de passagens

Wallace Fonseca
Estagiário
O ano de 2023 fechou com saldo positivo no setor do turismo, e embora o fluxo de viagens tenha ficado em alta no passado, segundo o turismólogo Sandro Bello, dezembro apresentou número 16% menor que o de 2022. As informações foram passadas pelo especialista no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9).
Segundo balanço do Observatório do Turismo, 5.020 passageiros a menos viajaram para fora do Amapá, em dezembro último. Porém, para o resto do ano, 21 mil pessoas a mais passaram pelo Aeroporto Internacional de Macapá, em comparação a 2022. “Número intrigante”, segundo o turismólogo, que ressalta que o Amapá não tem sazonalidade típica, como vista em estados do Nordeste.
Para Sandro, os eventos auxiliaram no fluxo, além de viagens a negócio. Uma prova disso, segundo Sandro, é o setor hoteleiro, que apresentou “ocupação alta”. O especialista também disse que é comum para o amapaense viajar no fim de ano e apontou o caráter emissor do estado do Amapá.
Para uma conclusão acerca da relevância dos eventos de fim de ano sobre as viagens para fora do estado, Sandro disse que devem ser levantados também os números de janeiro e fevereiro, a fim de tirar “a prova dos nove”. O turismólogo concluiu informando que no cenário nacional, embora o setor alimentício tenha apresentado queda nos preços, o valor das passagens aéreas aumentaram.
Deixe seu comentário
Publicidade
