Governo do Amapá realiza Conferência Estadual de Cultura
Reunião, que não ocorria há dez anos, define delegados que representarão o estado na convenção nacional; entre as pautas, discussão de leis sobre temas pertinentes à área

Wallace Fonseca
Estagiário
Nesta sexta-feira, 26, e no sábado, 27, o Governo do Amapá promove a IV Conferência Estadual de Cultura com o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’. A programação foi aberta às 8h, no auditório da OAB-AP, em Macapá.
“Já é uma conferência histórica, é a retomada da política cultural nacional. Isso reflete nos estados e nos municípios. As conferências municipais acontecem na maioria dos municípios. É fundamental esse encontro. Os municípios estão presentes”, disse a secretária estadual de cultura Clícia Di Micelli, na abertura da conferência.
A secretária também pontuou que no encontro serão selecionados delegados que vão representar o Amapá na Conferência Nacional de Cultura. “Os fazedores de cultura estão presentes. Assim, vamos redefinir essa nova política que vai se refletir nos estados brasileiros”, informou Clícia.
“Podemos dizer que é o maior evento democrático cultural do brasil, onde a gente pode ouvir todas as regiões e levar nossas propostas e anseios para que todos tenham conhecimento lá fora. É uma satisfação poder participar e a gente já tem muita coisa para fazer. O audiovisual é muito importante, ele difunde os outros segmentos culturais”, celebrou Toninho Duarte, representando a sociedade civil no segmento audiovisual.
No evento é debatido o Plano Estadual de Cultura, a reformulação do formato de eleição do Conselho e temas fundamentais da área, como a democratização do acesso à cultura e às linguagens digitais. A programação é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, Secult, em parceria com o Conselho Estadual de Política Cultural e Ministério da Cultura.
Deixe seu comentário
Publicidade



