Cidades

Governo auxilia Prefeitura de Macapá a elaborar decreto de emergências devido as fortes chuvas

Documento será enviado ao Governo Federal para obter recursos voltadas às famílias afetadas pelos alagamentos em diferentes pontos da capital


 

O Governo do Amapá auxilia a Prefeitura de Macapá na elaboração do decreto de emergência encaminhado ao Ministério de Desenvolvimento e Integração Social para obter recursos federais voltados às famílias atingidas por alagamentos devido às fortes chuvas na capital.

 

A experiência da atual gestão estadual no suporte às prefeituras durante a estiagem de 2023 é um fator essencial para a contribuição. Ao longo desta quarta-feira, 14, as equipes da Defesa Civil do Estado e do Município se reúnem no Palácio do Setentrião para finalizar a documentação do relatório que subsidiará o decreto encaminhado ao Governo Federal.

 

 

“É uma determinação do governador Clécio Luís e do ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apoiar o município de Macapá no que for necessário para melhor atender a população”, pontuou o comandante da Defesa Civil do Estado, coronel Alexandre Veríssimo.

 

Um dos suportes à Prefeitura de Macapá para elaboração do decreto é o compartilhamento de imagens georreferenciadas da capital, o que ajuda na identificação dos pontos afetados, informação necessária para elaborar o decreto de emergências, como detalha a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.

 

“O Governo do Estado possui todo esse material e o conhecimento de como elaborar o relatório, uma vez que esse trabalho foi realizado em 2023, durante a estiagem, com êxito na obtenção de apoio do Governo Federal”, detalhou Aline.

 

 

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos pela cidade.

 

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde.

 

Em outra frente, o Governo do Amapá presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.

 


Deixe seu comentário


Publicidade