Governo disponibiliza kits de higiene em escolas estaduais para promover a dignidade menstrual
Apenas em fevereiro, mais de R$200 mil foram repassados às escolas estaduais para compra dos materiais de higiene

O Governo do Amapá disponibiliza kits de higiene e absorventes nas unidades de ensino da rede estadual que aderem ao ‘Programa Escola Melhor’. A iniciativa busca promover a dignidade menstrual e o bem-estar das estudantes do nível fundamental e médio, com foco em atender meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Em fevereiro, o investimento do Governo do Estado na iniciativa ultrapassou R$200 mil, para todas as escolas da rede estadual.
A iniciativa busca atender às necessidades de higiene e de saúde das alunas durante o período da menstruação, evitando a evasão escolar por motivos da pobreza menstrual, além de utilizar a escola como um espaço de promoção de direitos das mulheres.
A estudante Juliana Fonseca, de 18 anos, conta que, durante o ensino fundamental, precisou sair da aula por ter menstruado e não ter acesso imeadiato a um absorvente. Hoje, ela estuda na Escola Estadual Mário Quirino, uma das unidades que oferecem o benefício às alunas.
“Foi constrangedor, porque eu estava com a roupa suja e fui mandada para casa. Vendo a iniciativa que está tendo agora, eu percebo que isso é uma melhoria, e ajuda muito nós meninas a não passar por situações como essas”, relata Juliana.
De acordo com a diretora da Escola Estadual Mário Quirino, Gizele de Nazaré, a recepção das alunas à iniciativa foi extremamente positiva. Na unidade, além dos absorventes, são entregues sabonetes, shampoos, pastas de dente e escovas às adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
“As alunas falam que foram salvas, porque às vezes a menstruação acontece sem a gente esperar, dentro da sala de aula. A escola recebe o recurso, e com ele conseguimos adquirir os kits completos, que estão disponíveis em todos os banheiros femininos da escola”, reforçou a diretora.
Deixe seu comentário
Publicidade


