Cidades

GEA celebra ‘Mês da Mulher’ com ações que reforçam empoderamento feminino

Março de Lutas: programação contou com lançamento da Cartilha Maria da Penha adaptada para etnias originárias e debates acerca da situação da mulher amazônica, bem como abertura de linha de créditos, por meio da Afap


Netto Lacerda/GEA

 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

Com o tema ‘Março de Lutas: acelerar a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas’, o Governo do Amapá apresentou nesta sexta-feira, 8, no Palácio do Setentrião, a programação que celebra o ‘Mês da Mulher’ com ações de cidadania, segurança pública e incentivo ao empreendedorismo e ao esporte.

 

Coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, durante a programação houve lançamento da ‘Cartilha Maria da Penha’ adaptada para as etnias Galibi, Palikur, Kaxyuana e Karipuna, resultado de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap).

 

 

Sobre a linha de crédito, o governador Clécio Luís declarou: “É para aquelas mulheres que sonham em empreender e aquelas que já atuam e precisam de recursos para ampliar seus negócios. É a menor taxa da história da Afap, 1.2%, até 20 mil reais. Tenho certeza de que essa linha vai ajudar muitas mulheres a se fortalecerem”.

 

“Estamos aqui para festejar e falar do bem das mulheres. É um dia também para reafirmar a importância e o papel da mulher como agente do desenvolvimento de toda uma política da sociedade. Nós temos no governo boa parte de nossas secretarias chefiadas por mulheres, de primeiro escalão”, disse Clécio.

 

O governador também afirmou que as gestoras fazem toda a diferença no governo. “Elas tomaram conta aqui do Palácio, mais uma vez para fazer esse momento de alegria, mas também de reflexão. Tudo isso faz parte da construção de uma sociedade mais igualitária. Queremos isso, igualdade”, completou.

 

 

“Essa programação significa mais um passo da nossa corrida pelos direitos das mulheres. É um momento de comemorar as conquistas que foram realizadas até o momento e lembrar que ainda tem muito mais a ser conquistado. Ainda há muitas mulheres sem espaço. É um dia de luta para reconhecer a equidade da mulher”, disse a primeira dama Priscila Flores.

 

“Quero parabenizar todas as mulheres. Hoje estamos no Palácio do Governo, de onde saem as decisões importantes do estado. Aqui vai ser anunciada a programação do nosso mês, são muitas lutas que enfrentamos ao longo de nossas vidas. Temos que acelerar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas”, declarou a secretária de política das mulheres, Adrianna Ramos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade