Em Oiapoque, Museu Kuahí recebe obras de revitalização
Estrutura recebe troca do telhado, recuperação da pintura, reforma de banheiros e lavagem dos espaços

O Governo do Amapá trabalha nas obras de revitalização no Museu Kuahí, no município de Oiapoque, extremo Norte do estado. Ao investir na estrutura do espaço, o objetivo é preservar e promover a cultura dos povos indígenas da região, incentivando a visitação turística local.
O Museu Kuahí é um espaço dedicado à preservação da herança cultural dos povos originários da fronteira, como Palikur, Galibi Kali’na, Karipuna e Galibi Marworno. O nome “Kuahí” é inspirado na língua tupi-guarani e significa “olhar para o futuro”. Fundado em 2007, o ambiente abriga uma variedade de artefatos históricos, desempenhando um papel de defesa e conscientização sobre a história e a cultura indígena.
As obras são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), que realiza a troca total do telhado, recuperação da pintura, reforma de banheiros e lavagem do espaço. “É uma revitalização completa no museu. Os reparos na cobertura do prédio incluem telhas termoacústicas, que garantem maior qualidade, eficiência e estrutura do local”, ressalta o secretário de Infraestrutura, David Covre.
A secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, destaca a preservação do patrimônio cultural amapaense, e que as obras de revitalização adequam o espaço a novas propostas sociais, valorizando as expressões artísticas dos povos originários do Amapá.
“Através de um espaço que atende as demandas sociais, podemos sensibilizar e mobilizar os visitantes a compreender a importância de expressões artísticas do Amapá. Nossas identidades culturais formaram o que somos hoje, e precisamos valorizar espaços que contam nossa história”, avalia Clicia.
Deixe seu comentário
Publicidade

